Franquia de escolinha do Santos em Miami é legítima, afirma diretor

Por Marisa Arruda Barbosa

mantnete contrato

Alguns brasileiros calejados com fraudes que assombram com frequência a comunidade brasileira fizeram a coisa certa: investigar uma empresa antes de contratá-la. Nesse caso, tudo indica ter sido um mal entendido, mas a precaução, ainda mais em casos envolvendo a educação dos filhos, é a melhor forma de se prevenir.

O filho de 14 anos de uma brasileira, em Pompano Beach, que preferiu não revelar seu nome, insistiu que queria sair da escola Brazilian Twisters, e entrar para a escola Santos FC Soccer Academy – Miami, representante do Santos FC na cidade, com a promessa de ser selecionado para jogar no próprio clube, no Brasil. Tanto essa mãe, como outras amigas, resolveram ligar no Santos FC, no Brasil, para perguntar se a escola de Miami realmente era uma franquia do Santos, e a resposta que obtiveram foi que a escola ainda não existe juridicamente.

O Gazeta News investigou o caso e tudo indica ser um erro de comunicação dentro do clube. O responsável pelo Santos FC Soccer Academy – Miami, Robson Manente, com o contrato em mãos, veio à redação para provar que a escola está regular, porém ainda não está oficializada com o Santos FC, o que só ocorre com a inauguração formal, que deve acontecer este mês, e daí a notificação à imprensa e inclusão na relação de escolas no site oficial do clube.

Segundo o contrato, a escola tem a permissão de funcionar desde 1º de novembro de 2011, dia em que foi assinado.

Manente afirma que a Soccer Academy Miami (com sede em Miami e Hollywood) está funcionando desde janeiro, fazendo recrutamento de alunos, e organiza o dia da inauguração, que precisa contar com a presença de oficiais do Santos FC. “A gente não poderia ter a inauguração somente com 20 alunos”, explica Manente. “Agora, com os 50 alunos que temos, fica melhor”.

Direitos

Segundo Manente, Marcel Peralta, dono do Santos FC Soccer Academy – Orlando, comprou os direitos exclusivos do Santos para ter autonomia de abrir franquias nos Estados Unidos. Por isso, ainda segundo Manente, há duas opções para a abertura de uma franquia de escola do Santos: a primeira é através do contato com a Divisão de Escolas de Futebol – Franquias do Santos FC, no Brasil, e a segunda, através de Marcel Peralta (da Santos FC Soccer Corporation).

Apesar da aparente falha de comunicação com a divisão de franquias do Santos FC, o diretor responsável pela Divisão de Escolas de Futebol, Nicolino Bozzella Júnior, afirmou, por telefone, que tanto a escola de Miami está regular, aguardando em breve a inauguração e oficialização, como Peralta tem sim o poder de aprovar franquias nos Estados Unidos. “Marcel tem essa permissão, claro que mediante contato com o clube e sob a condição de que a escola cumpra com todos os requerimentos exigidos”.

Contatado pelo Gazeta posteriormente, o Departamento de Franquias do Santos, que primeiramente disse que a escola era inexistente, afirmou que sua posição condiz com a de Bozzella Jr.

Marcel Peralta afirmou, também em contato telefônico, que “o clube só fica oficial depois da inauguração”. Mediante $110 dólares por mês, alunos têm treinos duas vezes por semana, mais sábados, em Hollywood e Miami. Segundo Manente, os alunos com mais talentos têm, sim, a chance de serem contratados pelo Santos FC no futuro, e caso o clube não os contrate, eles podem ser indicados a outros clubes do Brasil. De acordo com o contrato, a escola licenciada tem a opção de “solicitar uma avaliação técnica anual dos seus alunos, ministrada por um avaliador técnico do clube Santos FC e um supervisor técnico da empresa Santos FC Soccer Corp”.

Manente, 46 anos, natural de Sorocaba (SP), era proprietário da Brazilian Soccer Skills Academy, também em Hollywood, e conta que quando surgiu a oportunidade para abrir uma franquia do Santos FC, não pensou duas vezes. “Isso faz uma grande diferença, pois se antes eu tinha 30% de chances de enviar alunos para times profissionais, agora essa chance pode chegar a até 90%”, conta Manente, que já jogou no São Bento, time de Sorocaba. Entre os visitantes, a escola recebeu, em março, o jogador Evaldo Silva, ex do Santos e agora no Murici de Alagoas.

No momento, a escola conta com mais três técnicos, além de Manente, e a intenção é, com o tempo, trazer mais técnicos do Santos FC, no Brasil.

Inauguração

Manente afirma que está tentando fazer com que a inauguração e oficialização do clube aconteçam no dia 14 de abril, mas ainda não estão confirmadas, uma vez que depende da vinda de oficiais do Santos, incluindo Nicolino Bozzella Jr.