Fraqueza muscular dos quadris pode causar problemas de coluna e dores nos joelhos - Saúde e Bem-estar

Por Marcia Cristiane Perretto

bursite quadril 5

A musculatura do quadril é a mais forte do corpo humano. Infelizmente, muitas pessoas, incluindo atletas, desenvolvem um desequilíbrio dessa musculatura, porque se concentram somente nos movimentos de flexão e extensão, ignorando os outros movimentos possíveis para esta articulação como as rotações e os movimentos em direções laterais, mediais e as diagonais. Esse desequilíbrio muscular pode levar a problemas de coluna, quadril e joelhos. Quando você for para a academia, procure utilizar todos os movimentos possíveis a esta articulação para fortalecer seus quadris como um todo. Inclua faixas elásticas e realize movimentos funcionais para desenvolver uma musculatura mais simétrica. Consulte seu fisioteraputa para um programa específico. (Strength and Conditioning Journal, 34:16-19, 2012).

O consumo excessivo de arroz branco está ligado ao diabetes Um estudo da Universidade de Harvard com mais de 350 mil pessoas descobriu que o consumo excessivo de arroz branco aumenta o risco de Diabetes do tipo 2. Os resultados foram consistentes entre pessoas na Ásia (Japão e China), e também entre pessoas nos Estados Unidos e Austrália. O risco de Diabetes do tipo 2 aumentou em 11% para cada porção de arroz por dia. Este estudo examinou pessoas por 22 anos e nenhum tinha diabetes no início do estudo. É extremamente importante controlar o peso corporal para a prevenção do diabetes do tipo 2, inclusive a perda de peso daqueles que já são portadores. (British Medical Journal, March 15, 2012)

As dietas causam obesidade Dietas frequentes aumentam o risco de obesidade e ganho de peso. Foi o que um estudo da Universidade de Helsinki na Finlândia descobriu. Os cientistas examinaram os efeitos da dieta no risco da obesidade e do ganho de peso por um período de 25 anos. Quanto mais frequente a pessoa fez dieta, maior foi o risco de obesidade e ganho de peso. Os efeitos foram independentes da genética de cada indivíduo. A dieta promove o ganho de peso porque encoraja a preocupação com a comida, diminui a taxa metabólica corporal, e coloca ênfase no ganho de peso em vez de manutenção do peso. Claro que os fatores genéticos influenciam o risco de obesidade, mas a dieta frequente causa a obesidade. Moderação é a chave para uma vida saudável. (International Journal of Obesity 36: 456-464, 2012)

Dica da Semana A melhor maneira de adicionar omega-3 a sua dieta é consumir peixes “gordos” como a salmão, ao menos duas vezes por semana. Outra opção é incluir a soja, o tofu, o azeite de canola (na salada por exemplo) e nozes. Mas atenção: o aumento na ingestão de comidas ricas em omega-3, não justifica o consumo excessivo de comidas com alto teor de colesterol. Frituras e carnes vermelhas gordas devem ser mantidas ao mínimo!