A fuga de um animal de estimação é uma experiência traumática para o dono, sua família e principalmente para o bichinho. O mês de julho é designado como o mês de prevenção de fuga ou perda de animais de estimação.
Quase um em cada cinco animais de estimação perdidos desaparecem após se assustarem com o som de fogos de artifício, tempestades ou outros ruídos altos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
O importante é não perder as esperanças, já que 93% dos cães e 75% dos gatos declarados perdidos são devolvidos com segurança para suas casas de acordo com outra pesquisa. Para você, que perdeu seu animal de estimação, Paul Mann é o fundador do site Fetch! Pet Care (www.fetchpetcare.com) dá nove dicas para ajudá-lo a encontrá-lo o mais rápido possível:
1. Entre em contato ou visite os abrigos e organizações locais de controle de animais. Preencha um boletim de ocorrência de perda de animal em todos os abrigos, canis e escritórios de controle dentro de um raio de 60 milhas de sua casa. Visite os abrigos mais próximos diariamente, se possível.
2. Avise todos os veterinários da região. 3. Faça uma busca em sua vizinhança. Ande ou dirija pelas redondezas, avise amigos, familiares, carteiros. Distribua uma fotografia recente de seu animal de estimação e informações sobre como você pode ser alcançado se o animal for encontrado.
4. Vá de porta em porta e fale com seus vizinhos. Quanto mais pessoas souberem que você perdeu um animal de estimação e que você está chateado, preocupado e tentando desesperadamente encontrá-lo, mais pessoas vão chamá-lo se eles veram um animal perdido.
5. Coloque cartazes e folhetos em todo o bairro. Publique uma nota em supermercados, centros comunitários, clínicas veterinárias, em lojas de animais de estimação e outros locais. Além disso, coloque anúncios em jornais e estações de rádio. Inclua o sexo do seu animal, idade, peso, raça, cor e quaisquer marcas especiais. Para evitar fraudes, ao descrever o seu animal, deixar de fora uma característica de identificação e peça que a pessoa que encontrá-lo descreva.
6. Publicar informações na internet, em sites de recuperação de animais de estimação e serviços. Sites como Craigslist.org, TheCenterForLostPets.com e FidoFinder.com permitem transmitir as informações rapidamente.
7. Existem, hoje, inúmeros serviços de alerta animal a uma taxa razoável de estimação perdidos, como FindToto.com, que entrará em contato com casas, veterinários, abrigos e organizações de controle de animais.
8. Coloque comida e água fora de sua casa. Seu animal de estimação pode, eventualmente, voltar para sua casa quando ficar com fome ou sede.
9. Não desista. Quanto mais agressivo você for e quanto antes agir, melhor.