Funcionários da Disney acusam turistas de assédio e agressão

Por Gazeta News

Três funcionários da Disney que interpretam os personagens Mickey, Minnie e o Pato Donald prestaram queixa no departamento de polícia de Orange County alegando terem sido agredidos e “tocados inapropriadamente” por visitantes. Os incidentes aconteceram no início de dezembro. "Incentivamos os membros do elenco a se pronunciarem diante de qualquer situação desconfortável", disse a porta-voz da Disney, Andrea Finger, em comunicado oficial. "Fornecemos vários recursos para proteger o bem-estar dos membros do elenco, incluindo (a presença) de policiais no local que estão disponíveis para eles, se necessário", acrescentou.

“Mickey Mouse” hospitalizado

Segundo os relatos dos personagens, em um dos casos uma mulher que trabalha como Mickey Mouse, no Magic Kingdom, teve que ser hospitalizada por causa de uma lesão no pescoço, depois que uma visitante lhe deu tapas na cabeça do traje por cinco vezes, segundo o boletim de ocorrência.A força dos tapas causou uma torção no pescoço da funcionária, que tem 36 anos. A visitante era uma avó que queria mostrar ao neto que o ratinho era inofensivo. A funcionária acredita que a avó não a machucou de propósito. O caso foi levado ao departamento de polícia como um incidente civil - não criminal-, no dia 4 de dezembro. A família disse que não sabia que a funcionária havia sido levada ao hospital até ser contactada pela reportagem do Sun Sentinel, na quinta-feira (26). "Ela mal o tocou", disse Boone Scheer, genro da mulher, acrescentando que a sogra não machucaria intencionalmente o Mickey Mouse. "Foi (um toque) mínimo." A família se mostrou “confusa”, e afirma que a Disney não tem regras claras sobre o toque nos personagens fantasiados já que eles abraçam os visitantes. Ninguém disse nada à família sobre o incidente até horas depois, quando a família voltou ao hotel da Disney, disse Scheer, que reside com a família parte do ano em Fort Myers (FL) e parte no Alasca.

Minnie teria sido “tocada inapropriadamente”

Outro incidente aconteceu no mesmo dia, no Magic Kingdom. A personagem Minnie Mouse, interpretada por uma funcionária de 36 anos, teria sido “tocada inapropriadamente” ao posar para fotos com um casal de Minnesota, na área de “meet-and-greet”. Minnie teria abraçado o homem, que aproveitou para tocar os seios da mulher três vezes, de acordo com o relatório policial. A funcionária alertou seus supervisores. Em 6 de dezembro, ela identificou o homem de 61 anos através de fotos do parque. Nesse caso, não foi a primeira que funcionários se queixaram do homem. Ele também teve "uma interação inapropriada com um membro do elenco" no dia 5 de dezembro, no Magic Kingdom, de acordo com o departamento de polícia. O parque da Disney World ainda não se pronunciou sobre esse caso, mas tomou medidas para banir a presença do homem dos parques temáticos. Ele é membro do Disney Vacation Club. Pato Donald assediado Em outra queixa, uma funcionária fantasiada de Pato Donald afirmou que uma hóspede a teria abusado no dia 3 de dezembro, em um restaurante do Animal Kingdom. Uma mulher, de 60 anos, perguntou se poderia beijar o “Pato Donald”. O personagem concordou, mas a situação teria se tornado abusiva segundo a funcionária, de 18 anos. A mulher teria começado a tocá-la e agarrá-la pelos braços, nos seios, na barriga e no rosto. Ainda segundo relatos da funcionária, ela teria se afastado mas foi seguida pela mulher, que teria colocado as mãos dentro da fantasia do personagem, tocando seus seios. A família da mulher percebeu o que estava acontecendo e teria insistido para que parasse. Um assistente de personagem levou o funcionário para a sala de descanso. Com informações do Sentinel.