Funcionários da Disney reinvidicam melhores salários

Por Gazeta News

disney pixabay

Muitos funcionários operacionais da Walt Disney World reclamam do baixo salário e afirmam que enfrentam desafios econômicos como não receber o suficiente para pagar um aluguel, por exemplo.

A Disney é o maior empregador da Disneyland Orange County, com uma folha de pagamento de mais de U$ 2 bilhões de dólares, mas os funcionários lutam há tempos por melhores salários, que giram em torno de $10 dólares a hora.

Uma renegociação entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores está prevista para acontecer ainda neste verão. Ao longo dos anos, houve discussões e negociações apertadas entre a Disney e o Service Trades Council Unions, uma coalizão de seis sindicatos que representa cerca de 38 mil funcionários.

Diante dos desafios econômicos, alguns funcionários vivem em seus carros, enquanto outros passam a noite em abrigos para pessoas sem-teto. O transporte é feito por um ônibus da Disney que leva os funcionários até aos parques.

Em 2014, um acordo aumentou o salário mínimo dos funcionários de $ 8,03 para $ 10 a hora até 2016. Como parte desse contrato, ambos os lados concordaram em reabrir a negociação sobre os salários dos funcionários em 90 dias, que pode começar em 26 de julho. Se chegarem a um consenso, o contrato atual se estenderá até 2019. Caso contrário, o contrato deverá expirar em outubro. Os sindicatos anunciarão sua proposta salarial no final deste mês.

A Disney tem sido alvo de múltiplas ações trabalhistas tanto na Califórnia quanto na Flórida nos últimos anos. Na Flórida, por exemplo, o parque teve que pagar um acordo de $ 3,8 milhões – multa relacionada à cobrança dos trajes dos funcionários.

Muitos trabalhadores do parque são sindicalizados, mas ainda lutam para alcançar condições de trabalho justas. E a diferença entre o salário dos trabalhadores operacionais e os que estão em cargos executivos - como o CEO da Disney - permanece significativo.

Os parques da Disney atraem quase 200 milhões de visitantes por ano. Em comunicado, a Disney afirmou que oferece horas extras e turnos extras para funcionários, bem como outros benefícios, como 75% de seguro de saúde dos funcionários.

"Nosso pacote de emprego é forte e convincente e inclui um dos melhores salários, cuidados de saúde, assistência infantil, juntamente com múltiplas opções de desconto, que refletem nosso compromisso com todos que fazem parte. Nós valorizamos todas essas contribuições".

A taxa de salário mínimo do estado da Flórida é de $ 8,10 por hora, maior que o salário mínimo federal de $ 7,25. O salário mínimo aplica-se à maioria dos funcionários na Flórida, com exceções limitadas, incluindo funcionários que recebem gorjeta, alguns trabalhadores estudantis e outras profissões isentas.

Com informações do Orlando Sentinel e Care2.