Furacão Dolly toca a terra perto da fronteira com o México

Por Gazeta Admininstrator

O furacão Dolly alcançou nesta quarta-feira o litoral de Padre Island (Texas, sul dos EUA), uma pequena faixa de terra próxima à fronteira com o México, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O olho do ciclone, de categoria dois, tocou em terra com ventos de 180 km/h. Dolly é o segundo furacão da atual temporada.

Um comunicado de alerta foi emitido na costa do Texas e no litoral nordeste do México até a fronteira entre os dois países.

Ambas as regiões podem receber de 150mm a 250mm de precipitações nos próximos dias. Algumas áreas podem sofrer com chuvas ainda mais fortes e um acúmulo de até 400mm, assim como fortes ondas e marés no ponto de impacto do furacão.

Dolly também poderá produzir tornados no sul e no centro do Texas. "Os preparativos para proteger a vida e as propriedades devem ser, rapidamente, concluídos", advertiram os especialistas de previsão meteorológica do NHC.

Pelo menos um quarto das instalações petroleiras americanas se concentra no Golfo do México, de acordo com o governo americano.

Por precaução, a companhia anglo-holandesa Shell já evacuou 185 pessoas da área. ExxonMobil e Chevron também retiraram seu pessoal "não-essencial" das instalações situadas ao longo do trajeto de Dolly.

A Marinha americana decidiu, por sua vez, deslocar mais de 100 aviões de suas bases de Corpus Christi, Dallas, Midland e San Angelo, no Texas, e de Las Cruces, no Novo México (sudoeste), anunciou o porta-voz Tamsen Reese, acrescentando que os demais aparelhos serão guardados em hangares.