Furacão Emily leva à evacuação de 85 mil no México

Por Gazeta Admininstrator

A chegada do furacão Emily ao México levou à evacuação de 85 mil pessoas de áreas do litoral, segundo o governo, especialmente na península de Iucatán, onde fica Cancún.
Cerca de 30 mil turistas, a maioria estrangeiros, tiveram que ser retirados de hotéis à beira mar em Cancún.

Ventos de até 215 quilômetros por hora derrubaram palmeiras e interromperam as linhas de telefone e a transmissão de energia elétrica. As cidades de Cozumel, Plaza del Carmen e Tulun, na costa caribenha do México, foram as mais atingidas e os ventos estão prejudicando os trabalhos de resgate.

Cerca de 15 mil funcionários das plataformas de petróleo oceânicas da costa do México também foram transferidos para pontos mais seguros. Mais de cem cidades foram colocadas em alerta vermelho devido à passagem do furacão.

O aeroporto internacional de Cancún, antes lotado de passageiros esperando seus vôos para deixar o local, foi fechado no final da tarde de domingo.

Proteção

Especialistas americanos afirmam que Emily é um furacão de categoria quatro, mas é tão poderoso que pode se transformar em um raro furacão de categoria cinco, como o furacão Gilberto, que devastou a região em 1988.

Turistas em abrigos de emergência fogem do furacão Emily
Turistas foram para abrigos de emergência

O furacão Emily passou a 160 quilômetros ao sul da Jamaica e deixou pelo menos quatro mortos depois das enchentes causadas pela chuva.

Cerca de 70 mil casas ficaram sem energia elétrica no país e muitas casas e estradas foram inundadas no país.

As ilhas Cayman também foram atingidas pelo furacão no domingo.

Dois pilotos foram mortos no Golfo do México quando os ventos atingiram o helicóptero onde eles estavam. Eles tentavam transportar trabalhadores de uma plataforma de petróleo na costa.