Furacão Ike pode atingir o sul da Flórida

Por Gazeta Admininstrator

O furacão Ike mudou de curso e pode estar deslocando-se em direção a uma rota potencialmente perigosa, no extremo sul da Flórida, antes de atingir o centro produtor de petróleo do Golfo do México, disse uma autoridade de emergência.

O violento furacão Ike perdeu força ao atravessar o Atlântico na sexta-feira, encaminhando-se para o sul da Flórida e as áreas norte-americanas de extração de petróleo no golfo do México.
O furacão, que na quinta-feira chegou à Categoria 4 na escala de cinco níveis Saffir-Simpson, perdeu parte de sua força, passando à Categoria 3, com ventos sustentáveis de 195 quilômetros por hora, afirmou o NHC, em Miami.
Pode ser que o furacão perca um pouco mais de força, mas, segundo o NHC, o Ike continuaria a ser uma "grande" tempestade de Categoria 3 ou mais.
Os meteorologistas ainda não sabem dizer com algum grau de segurança qual o caminho será seguido pela tempestade.
A previsão mais recente do órgão norte-americanos diz que o Ike atravessará a ilha de Florida Keys como um destrutivo furacão de Categoria 4, ingressando então no golfo do México, onde cerca de 4.000 plataformas marítimas produzem um quarto do petróleo e 15 por cento do gás natural dos EUA, um grande consumidor de energia.
Alguns modelos de previsão levam o Ike para perto da área densamente povoada de Miami, no sudeste da Flórida, onde 1,3 milhão de pessoas poderiam ser obrigadas a abandonar suas casas.
"Várias tempestades estão vindo na nossa direção. Mas precisamos continuar vigilantes, concentrados e calmos", afirmou o governador da Flórida, Charlie Crist.
O ataque de um furacão de Categoria 4 contra Miami representaria um imenso desastre por causa dos bilhões de dólares em imóveis vulneráveis situados em regiões de baixa altitude como Miami Beach e a região costeira da península da Flórida.
Além disso, milhões de pessoas ficariam sem energia elétrica por um longo período de tempo.