Furacão Irma toca Florida Keys e segue para oeste

Por Gazeta News

O olho do furacão Irma atingiu a região de Florida Keys no início deste domingo, 10, com força de categoria 4 e rajadas de vento de 130mph (215 km/h) e segue passando pelo oeste do estado. A situação é 'extremamente perigosa e potencialmente letal', informou o National Hurricane Center.

O furacão se move a cerca de 15 milhas ao sudeste de Key West, Flórida, e move para noroeste a 8 mph. O Aeroporto Internacional de Key West mediu os ventos sustentados em 50 mph com uma rajada de até 70 mph, de acordo com o NHC.

A previsão é que Irma continue sendo uma tempestade poderosa enquanto se move por Florida Keys e segue pela costa oeste do estado. O furacão recuperou a força quando a parede do olho alcançou a parte inferior Florida Keys no início do domingo e os meteorologistas monitoraram uma mudança crucial em sua trajetória - apenas mais algumas milhas para o oeste - que poderia manter seu olho fora da costa sudoeste da Flórida e sobre a água quente do Golfo.

Irma manterá o maior status de furacão à medida se aproxima do litoral do sudoeste da Flórida. É esperado que a tempestade siga para o norte-noroeste com um aumento na velocidade. Durante a tarde e a noite deste domingo, Irma se moverá ao longo ou perto da costa oeste da Flórida.

Está previsto tocar a terra e provocar mais desastres em qualquer lugar do Condado de Collier todo o norte até a Baía Apalachee, perto de Tallahassee. A pressão central caiu esta manhã para 928 milibares. De qualquer forma, o sudoeste da Flórida ainda verá impactos severos desta tempestade importante e potencialmente mortal.

Ventos e chuvas fortes, além de tornados devem ocorrer em Fort Lauderdale, Coral Springs, Pompano Beach, Sunrise, Palm Beach e Hendry. Cerca de 430 mil pessoas estão sem luz em razão do furacão.

O Serviço Nacional de Meteorologia em Miami emitiu avisos de tornados para uma ampla faixa dos municípios de Monroe, Miami-Dade e Broward no sul da Flórida.

A parede do olho é uma faixa de nuvens que cercam o centro da tempestade que tem ventos intensos e fortes chuvas.

O governo da Flórida pediupara que 6,3 milhões de pessoas - cerca de 1/3 da população do estado - evacuassem, criando engarrafamentos em estradas e superlotação em abrigos.

O Centro Nacional de Furacões lançou um aviso de furacão e um aviso de tempestade tropical que atravessa quase toda a Flórida na Geórgia e Carolina do Sul - uma área onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.

Caribe

O furacão Irma já deixou 25 mortos nas ilhas do Caribe: 10 na parte francesa e 2 na área holandesa de Saint Martin, 4 nas Ilhas Virgens americanas, 6nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélago de Anguilla, 2 em Porto Rico e 1 em Barbuda.

Em Saint Martin e Saint Barth, as equipes de emergência trabalham contra o tempo para ajudar os traumatizados habitantes antes da chegada de outro poderoso furacão, de categoria 4, José, que também deve atingir a região.