Furacão: Jose segue pela costa leste dos EUA e Maria avança pelo Caribe

Por Gazeta News

Jose segunda-feria Hurricane Jose (National Hurricane Center)

O furacão Maria se fortaleceu nesta segunda-feira e avança com ventos máximos sustentados de 110 mph e força de categoria 2 em direção à Leeward Islands, no Caribe Oriental, a cerca de 1.500 milhas do sul da Flórida, segundo o National Hurricane Center.

A previsão é que Maria se torne muito mais forte nas próximas 48 horas, atingindo categoria 3 ou 4 enquanto segue o caminho das ilhas destruídas pelo furacão Irma no Caribe, também Puerto Rico, República Dominicana e Haiti.

Maria deve começar a afetar partes das Ilhas Leeward até a noite desta segunda-feira, com a tempestade aumentando os níveis de água em 4 a 6 pés (1,2 a 1,8 metros) devendo levar de 6 a 12 polegadas (15 a 30 centímetros) de chuva nas ilhas.

Foram emitidos alertas de furacão para as Ilhas Virgens americanas e Ilhas Virgens Britânicas, bem como Puerto Rico.

Ainda é cedo para dizer que tipo de ameaça o furacão Maria representa para a Flórida, mas segundo o NHC, a tempestade se afasta da Flórida depois de passar pela Hispaniola.

Lee

Outro sistema mais distante do leste do Atlântico se transformou em depressão tropical localizada a cerca de 980 milhas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, ao largo da costa da África.

Lee deve enfraquecer nas próximas horas e não é esperado que ameace qualquer parte de terra.