Furacão Matthew ganha força e pode atingir a Flórida  

Por Gazeta News

hurricane-matthew-noaa
[caption id="attachment_126952" align="alignleft" width="300"] Furacão Matthew ganha força pela América Central e Caribe e a expectativa é que alcance a Flórida no início da próxima semana. Foto: NOAA.[/caption]

O furacão Matthew alcançou a categoria 3 com ventos de 115 mph na manhã desta sexta-feira, 3, e segue em direção à Jamaica.

A previsão é que Matthew alcance a Flórida no início da próxima semana, no entanto, ainda é incerto sobre a força do impacto em solo americano, conforme afirmação do diretor do Centro Nacional de Furacões, Rick Knabb.

"Nós não podemos descartar um impacto do furacão diretamente na Flórida na próxima semana", disse ele. "Porque esses tipos de tempestades podem variar nas direções e velocidade”.

Matthew estava localizada a 495 milhas ao sudeste de Kingston, Jamaica, e a previsão era de se tornar uma grande tempestade na tarde dessa sexta, mas os ventos internos estão se espalhando rapidamente, o que normalmente dificulta a formação do furacão.

A preocupação com a Jamaica, Cuba e Haiti continua a subir. A tempestade poderia perder força ao passar pela Jamaica, mas rapidamente atingir com força a ponta leste de Cuba ou o Haiti.

Também a Flórida permanece em risco. Embora as previsões futuras mostrem Matthew contornando a costa, historicamente, a maioria das tempestades de outubro atingiu o estado.

É esperado que Matthew continue se movendo para o oeste pelas próximas 12 horas, antes de tomar nova direção, e perca força no final de semana.

De acordo com a previsão, o centro de Matthew vai passar ao norte da Península de Guajira e permanece sobre o Mar do Caribe Central até o início de domingo, quando pode tomar a direção da Flórida.

Fonte: National Hurricane Center