Delta ganha força após passar pelo México e segue rumo à Louisiana

Por Gazeta Brazilian News

Quintana Roo, no México, após passagem do furacão Delta na quarta-feira, 7.

O furacão Delta continua a se fortalecer nesta quinta-feira, 8, à medida que se move pelo Golfo do México central e segue rumo à costa da Louisiana, onde deve chegar com força de categoria 2, de acordo com boletim do Centro Nacional de Furacões.

Ele voltou a ganhar força na madrugada desta quinta-feira depois de passar pela Península de Yucatán, no sudeste do México, e deve chegar à costa dos EUA na sexta-feira.

Louisiana está se preparando para chuvas fortes e uma tempestade com risco de vida de até 11 pés, dizem os meteorologistas. Ventos com força de furacão poderão se estender por um trecho da costa do Texas.

Há potencial para enchentes perigosas e prolongadas e inundações de rios na região, de acordo com o centro do furacão.

A tempestade tem a chance de se tornar um furacão de categoria 3, disseram os meteorologistas, mas é mais provável que esteja como uma tempestade de categoria 2 quando atingir a terra na Louisiana com ventos de velocidade em torno de 160 quilômetros por hora.

“No caminho da previsão”, disse o NHC em seu comunicado às 11h, “o centro de Delta se moverá sobre a região central Golfo do México hoje, sobre o noroeste do Golfo do México na sexta-feira, e então se moverá para o interior dentro da área de alerta de furacão na sexta-feira tarde ou sexta à noite. ”

Google - Trilha do furacão Delta na tarde de quinta-feira

Louisiana, Mississippi e uma porção do sudeste do Texas permanecem no caminho de previsão do Delta. A pista do furacão se afastou da Flórida na terça à noite.

Delta é uma tempestade relativamente rápida, o que significa que não vai parar e despejar muita chuva nas regiões por onde passa. Além da onda de tempestades e ventos perigosos, o furacão deverá inundar a região com até 25 centímetros de chuva e áreas isoladas com até 38 centímetros no sudoeste e centro-sul da Louisiana.