Furacão Delta começa a atingir o Texas e Louisiana

Por Gazeta Brazilian News

Furacão Delta se aproxima da costa da Lousiana nesta sexta-feira,9.

O furacão Delta segue em direção à costa da Louisiana como uma tempestade de categoria 2, e deve tocar o solo na noite desta sexta-feira, 9. Os avisos de furacão estão em vigor desde a costa superior do Texas até partes da Louisiana, segundo o National Hurricane Center.

Algumas das áreas na rota são as mesmas devastadas pelo furacão Laura há pouco mais de um mês. Chuvas fortes já causaram inundações nas estradas nesta sexta-feira em Baton Rouge, Louisiana, e as ruas estavam praticamente vazias na cidade de Lake Charles, onde o furacão Laura destruiu edifícios no final de agosto.

Quase 10.000 pessoas estão em abrigos antes do furacão Delta na tarde desta sexta-feira, disse o governador da Louisiana, John Bel Edwards, em entrevista coletiva.

Como esperado, Delta, que atingiu categoria 4 ao passar pelo México, enfraqueceu, mas ainda será um poderoso furacão quando atingir a Costa do Golfo. O centro da tempestade está atualmente a cerca de 80 milhas ao sul-sudoeste de Cameron, Louisiana, movendo-se para o norte-nordeste a 10 a 15 mph, segundo boletim do NHC. 

Os níveis da água estão subindo ao longo de partes da costa da Louisiana e do Texas e continuarão subindo até a noite desta sexta-feira. Áreas de Calcasieu Pass a Freshwater Canal Locks já estão vendo os níveis de água subirem para mais de 3 pés. Inundações costeiras foram relatadas na manhã desta sexta-feira em Nueces County, Texas.

Um alerta de furacão está em vigor de High Island, Texas, a Morgan City, Louisiana, incluindo Lake Charles e Lafayette, Louisiana; e Port Arthur, Texas. Isso significa que as condições do furacão são esperadas para esta sexta-feira.

Um alerta de tempestade também está em vigor de High Island, Texas, ao Pearl River, Louisiana, incluindo Calcasieu Lake, Vermilion Bay e Lake Borgne. Isso significa que uma tempestade com risco de vida é esperada, neste caso sexta-feira à tarde ou início da noite.

Delta se tornará a décima tempestade nomeada a atingir os EUA nesta temporada, estabelecendo o maior recorde em um ano. Será o quinto furacão a atingir o continente, o maior número de tempestades que os Estados Unidos já viram desde 2005.