Sistema de baixa pressão pode se formar no Atlântico neste fim de semana

Por Livia Mendes

A perturbação tem 40% de chance de formação nos próximos cinco dias.

Ainda faltam duas semanas para a temporada de furacões, mas os meteorologistas estão monitorando uma possível perturbação que pode se desenvolver perto das Bermudas em breve, longe da Flórida. Esse seria o primeiro sistema potencial de 2021 a se desenvolver no Oceano Atlântico.

O distúrbio, descrito como um sistema de baixa pressão não tropical, foi projetado para se desenvolver algumas centenas de quilômetros a nordeste das Bermudas na tarde de quinta-feira e produzir ventos fortes, de acordo com o comunicado divulgado nesta quarta-feira (19) pelo National Hurricane Center (NHC).

O NHC está monitorando o sistema que tem 40% de chance de se desenvolver nos próximos 5 dias. Espera-se que a perturbação se mova para sudoeste sobre águas mais quentes na sexta-feira, onde poderia adquirir características subtropicais antes de se mover para o norte e nordeste neste fim de semana, de acordo com o centro do furacão.

TEMPORADA DE FURACÕES 2021: CONFIRA OS NOMES DAS TEMPESTADES

Não se espera que o sistema cause impacto no sul da Flórida ou nos Estados Unidos, mas se o sistema se tornar uma tempestade nomeada, ele será chamado de Ana.

A temporada de furacões no Atlântico começa em 1º de junho, e as primeiras previsões mostram que pode ser outro ano “acima da média” de tempestades.

PREVISÃO APONTA INTENSA TEMPORADA DE FURACÕES EM 2021

Qualquer formação viria em uma data posterior à primeira tempestade nomeada de 2020, quando a tempestade tropical Arthur se formou em 16 de maio na costa de Cuba e flutuou por vários dias no estreito da Flórida.

Fontes: Miami Herald e NBC 6