Primeira tempestade tropical com nome se forma no Atlântico

Por Livia Mendes

A tempestade subtropical Ana se afasta dos EUA quando uma perturbação no Golfo atinge o Texas.

A tempestade subtropical Ana se formou no Oceano Atlântico no início do sábado, tornando-se a primeira tempestade com nome no Atlântico este ano, de acordo com o National Hurricane Center (NHC). Ana estava localizada a cerca de 200 milhas (320 quilômetros) a nordeste das Bermudas, com ventos máximos sustentados de 45 mph (75 km / h), disse o centro do furacão em um comunicado às 8h.

Ela tem poucas chances de se fortalecer no sábado, disse o centro do furacão, e deve começar a enfraquecer gradualmente na noite de sábado e domingo. “Espera-se que Ana se dissipe em alguns dias”, disse o centro, porém Bermudas permanece sob vigilância de uma tempestade tropical.

Embora a temporada de furacões não comece oficialmente até 1º de junho, os meteorologistas estão de olho em Ana e em outra tempestade que pode se tornar nomeada na próxima semana, sem ser uma ameaça atual para o sul da Flórida ou o leste dos Estados Unidos. No Golfo do México, está sendo observado o distúrbio que pode produzir fortes chuvas em partes do Texas e da Louisiana nos próximos dias.

Desde as 20 horas de sexta-feira (21), o sistema estava a cerca de 150 milhas a leste-sudeste de Corpus Christi, Texas, e está produzindo ventos de 30 a 35 mph, mas imagens de radar mostram que a atividade de chuvas e tempestades é limitada, de acordo com o NHC.

Na quinta-feira, a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) divulgou sua previsão de pré-temporada, que previa outra temporada ativa de furacões, embora não tão ativa como 2020. Este ano, a NOAA previu que o Atlântico verá de 13 a 20 tempestades nomeadas, das quais 6 a 10 podem se tornar furacões.

Fontes: NBC Miami e Miami Herald