Furacão Ian provoca mortes e deixa milhões sem energia elétrica na Flórida
O furacão Ian foi rebaixado para uma tempestade tropical na manhã desta quinta-feira, 29, depois de deixar um rastro de destruição no sudoeste da Flórida, prendendo pessoas em casas inundadas, danificando o telhado de uma unidade de terapia intensiva de hospital e cortando a energia para 2 milhões de pessoas antes de mirar a costa atlântica.
O governo Ron DeSantis disse nesta quinta-feira que as autoridades encontraram duas pessoas mortas, provavelmente como resultado da tempestade, mas suas causas de morte ainda não foram confirmadas.
Um homem de 72 anos foi encontrado morto nesta quinta-feira na água em um canal atrás de sua casa em Deltona, perto de Daytona Beach, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Volusia em comunicado. Ele disse que o homem parecia estar usando uma mangueira para drenar sua piscina no canal largo e caiu em uma inclinação que era “extremamente macia e escorregadia devido à chuva forte”.
Outro xerife da Flórida disse acreditar que o número de mortos seria “na casa das centenas”.
Na manhã desta quinta-feira, 6.250 clientes da FPL estavam sem energia no condado de Miami-Dade e 4.870 em Broward. A FPL confirmou que restaurou a energia para mais de meio milhão de clientes em todo o estado.
O xerife do condado de Lee, Carmine Marceno, disse ao "Good Morning America" da ABC que seu escritório estava recebendo milhares de ligações para o 911 de pessoas que precisavam de resgate no condado que inclui Fort Myers, mas as estradas ainda estavam intransitáveis e as pontes estão comprometidas.
“Isso nos esmagou”, disse Marcelo. “Ainda não conseguimos acessar muitas das pessoas que precisam.”
Um dos furacões mais fortes que já atingiu os Estados Unidos atravessou a península da Flórida na noite de quarta-feira como uma tempestade de categoria 4, ameaçando inundações catastróficas no interior, alertou o Centro Nacional de Furacões.
No aviso das 8 da manhã, Ian estava a cerca de 40 milhas a leste de Orlando e estava se movendo para nordeste a 8 mph com ventos máximos sustentados de 65 mph.
Está produzindo inundações catastróficas no centro-leste da Flórida e prevê-se que produza inundações com risco de vida, tempestades e rajadas de vento em partes da Flórida, Geórgia e Carolinas.
Uma curva para o norte-nordeste está prevista para o final desta quinta-feira, seguida por uma curva para o norte e norte-noroeste com um aumento na velocidade de avanço até a sexta à noite.
Na faixa de previsão, o centro de Ian deve sair da costa centro-leste da Flórida nesta quinta-feira e depois se aproximar da costa da Carolina do Sul na sexta-feira. O centro se moverá mais para o interior das Carolinas na sexta à noite e no sábado.
A principal ameaça para o sul da Flórida tem sido as fortes chuvas e inundações localizadas. O Radar estima que 8 a 10 polegadas de chuva caíram em partes dos condados de Miami-Dade e Broward desde segunda-feira, com os totais mais altos até agora de North Miami a Hollywood, Davie, Sunrise e Coral Springs.
Tornados foram confirmados em Broward County e Delray Beach. Com informações do Local 10.