Furacão Ian cai para tempestade tropical ao passar Orlando

Por Arlaine Castro

Chuvas fortes contínuas se espalharão pela península da Flórida nesta quinta-feira e sexta-feira, atingindo partes do sudeste dos EUA neste fim de semana.

O furacão Ian, a quinta mais forte tempestade de todas que já atingiram os Estados Unidos, foi rebaixado para uma tempestade tropical por volta das 5h desta quinta-feira, 29, quando passou pela Flórida Central, onde deixou casas e ruas inundadas.

Um dos furacões mais fortes que já atingiu os Estados Unidos atravessou a península da Flórida na noite de quarta-feira como uma tempestade de categoria 4, ameaçando inundações catastróficas no interior, alertou o Centro Nacional de Furacões.

O comunicado do centro, às 5h da manhã desta quinta-feira, disse que Ian deve emergir sobre as águas do Atlântico ainda nesta quinta-feira, com chuvas contínuas no centro e no norte da Flórida.

A partir do último aviso, Ian estava a cerca de 40 milhas a sudeste de Orlando e estava se movendo para nordeste a 8 mph com ventos máximos sustentados de 65 mph.

Uma curva para o norte-nordeste está prevista para o final desta quinta-feira, seguida por uma curva para o norte e norte-noroeste com um aumento na velocidade de avanço na sexta e sexta à noite.

Avisos de inundações seguem em vigor e autoridades pedem que a população não saia às ruas. Há perigo de fios de energia elétrica espalhados junto com árvores caídas e água, que podem ser fatais.

Chuvas fortes contínuas se espalharão pela península da Flórida nesta quinta-feira e sexta-feira, atingindo partes do sudeste dos EUA neste fim de semana.

Ian provocou danos catastróficos em seu rastro no sudoeste da Flórida, com milhares de pessoas em casas inundadas, danificou o telhado de uma unidade de terapia intensiva de hospital e cortou a energia para 2 milhões de pessoas antes de avançar para a costa atlântica.

O furacão Ian se fortaleceu em um furacão de categoria 4 antes de atingir a terra na tarde de quarta-feira, 28, no sudoeste da Flórida e deixou um rastro de destruição pelo estado.

O centro do furacão atingiu perto de Cayo Costa, uma ilha barreira protegida a oeste da densamente povoada Fort Myers, com ventos de 150 mph.