Serviços são retomados no sul da Flórida; região central ainda sob alerta de tempestade

Por Arlaine Castro

Até o fim da manhã desta quinta-feira, 29, havia avisos de furacão para: Pinellas, Hillsborough, Manatee, Sarasota, Charlotte, Lee, Collier, Hendry, Glades, Hardee, Desoto, Highlands, Okeechobee, Osceola, Polk, Lake, Orange, Seminole, Brevard, Volusia.

As ruas das cidades da Flórida se transformaram em rios e os ventos com força de furacão danificaram casas no sudoeste do estado na quarta-feira, quando o furacão Ian atingiu a terra firme como uma tempestade devastadora de categoria 4, perto de Cayo Costa - uma ilha barreira entre Naples e Sarasota - com ventos de 150 mph, apenas alguns a menos da força da Categoria 5, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Passada a tempestade, aos poucos, os serviços vão sendo retomados em partes do estado que não foram muito afetadas.

Na região sul, poupada pela mudança na rota, a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, disse que todos os serviços não essenciais no condado permanecerão suspensos nesta quinta-feira, 29.

O condado de Miami-Dade retomará os serviços de trânsito em todo o condado, no entanto, na quinta-feira, incluindo o Metrobus, Metrorail, Metromover e Special Transportation Services (STS).

Em Broward, a coleta de lixo e o serviço de transporte público no condado foram retomados nesta quinta-feira.

Escolas

Miami-Dade e Broward cancelaram as aulas de quarta e quinta-feira.
A Florida Atlantic University estará fechada nesta quinta-feira.

Aeroportos

O Aeroporto Internacional de Miami e o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood permanecem abertos, mas há inúmeros cancelamentos e atrasos nos voos. Verifique com sua companhia aérea as atualizações mais recentes.

Os aeroportos em Florida Keys estão fechados até novo aviso.

Energia elétrica

Mais de 2 milhões de clientes na Flórida estavam sem energia nesta manhã, segundo dados da Comissão de Serviço Público da Flórida. Isso é cerca de 18% dos cerca de 11 milhões de clientes no estado.

As interrupções estão concentradas na Costa do Golfo. Em Charlotte County, por exemplo, cerca de 98% dos clientes estavam no escuro.

Em Miami-Dade, cerca de 13.000 clientes (1% do total de clientes) ficaram sem energia.

Alertas e avisos

Segundo o Centro Estadual de Operações de Emergência com o Diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências, os avisos em vigor são:

Avisos de furacão: Pinellas, Hillsborough, Manatee, Sarasota, Charlotte, Lee, Collier, Hendry, Glades, Hardee, Desoto, Highlands, Okeechobee, Osceola, Polk, Lake, Orange, Seminole, Brevard, Volusia.
Alertas de furacão: Coastal Flagler, St. Johns, Duval, Nassau

Avisos de tempestade tropical: Mainland Monroe, Miami-Dade, Broward, Palm Beach, Martin, St. Lucie, Indian River, Pasco, Hernando, Citrus, Levy, Dixie, Marion, Flagler, Putnam, St. Johns, Clay, Duval, litoral Nassau, litoral de Taylor, litoral de Jefferson, litoral de Wakulla, litoral de Franklin

Alertas de tempestade tropical: Inland Nassau, Baker, Union, Bradford, Alachua, Gilchrist

Alerta Tornado: Brevard, Broward, Charlotte, Collier, Desoto, Glades, Hardee, Hendry, Highlands, Indian River, Lee, Manatee, Martin, Miami-Dade, Okeechobee, Orange, Osceola, Palm Beach, Polk, Sarasota, Seminole, St Lucie

Avisos de Surto de Tempestade: Nassau, Duval, St. Johns, Flagler, Clay, Putnam, Levy, Citrus, Hernando, Pasco, Pinellas, Hillsborough, Manatee, Sarasota, Charlotte, Lee, Collier.