Ian desacelera à medida que o número de mortos pelo furacão cresce na Flórida

Por Arlaine Castro

Ian foi rebaixado para um ciclone pós-tropical depois de marchar pela Carolina do Sul na sexta e sabado.

O número de mortos do furacão Ian subiu neste sábado para mais de 77, com uma das tempestades mais fortes e mais caras que já atingiu os EUA em direção ao norte das Carolinas, deixando em seu rastro uma tríade de miséria – inundações perigosas, falta de energia e destruição em massa.

Ian, que atingiu a Flórida na quarta-feira com ventos de 150 mph, foi rebaixado para um ciclone pós-tropical depois de marchar pela Carolina do Sul e deve enfraquecer ainda mais quando se mudou no final do sábado para o centro-sul da Virgínia antes de entrar no meio do Atlântico. .

A tempestade ainda estava com ventos máximos sustentados de 35 mph, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Mas o NHC também alertou sobre possíveis inundações repentinas em áreas urbanas e rurais nos Apalaches centrais e na região sul do Atlântico Central durante o fim de semana, bem como inundações recordes contínuas de rios em partes da Flórida.

As 77 mortes confirmadas relacionadas à tempestade foram registradas na Flórida e na Carolina do Norte, de acordo com uma contagem de autoridades estaduais e uma contagem da NBC News. E com os esforços de resgate em andamento e a água da enchente recuando em lugares cheios de casas destruídas, as autoridades locais alertaram que o número de mortos ainda pode aumentar.

Pelo menos 1.100 resgates foram feitos na Flórida desde que Ian chegou ao estado, disse o governador Ron DeSantis em entrevista coletiva no sábado.

“Houve uma grande manifestação de apoio e vi muita resiliência nesta comunidade de pessoas que querem se recuperar e querem recuperar suas comunidades”, disse DeSantis a repórteres. “Estaremos aqui e ajudaremos em cada passo do caminho.”

Na Flórida, quase 1,3 milhão de residências e empresas ainda estavam sem energia no início do sábado, três dias depois que Ian atingiu o estado.

Na Carolina do Sul, o olho de Ian chegou perto de Georgetown, uma pequena comunidade ao longo da Baía de Winyah, cerca de 100 quilômetros ao norte da histórica Charleston. A tempestade arrastou partes de quatro píeres ao longo da costa, incluindo dois que se conectam à popular cidade turística de Myrtle Beach. Mais de 62.000 clientes não tinham energia. Fonte: NBC News.