Outras duas depressões tropicais devem se formar no Atlântico nos próximos dias

Por Arlaine Castro

Um dos sistemas potenciais poderia se formar perto da América do Sul e depois se mover em direção ao Caribe, o que seria geralmente semelhante à formação inicial do furacão Ian.

Na esteira do furacão Ian, os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões estão monitorando duas áreas no Atlântico que podem se transformar em depressões tropicais nos próximos dias.

Um dos sistemas potenciais poderia se formar perto da América do Sul e depois se mover em direção ao Caribe, o que seria geralmente semelhante à formação inicial do furacão Ian. A partir das 14h desta segunda-feira, os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões deram ao distúrbio uma chance de 20% de se desenvolver nos próximos dois dias e 30% de chance de se desenvolver nos próximos cinco dias.

Um distúrbio separado na costa leste da África pode se formar esta semana nas águas abertas do Oceano Atlântico central. A partir das 14h de segunda-feira, os analistas deram 60% de chance de se formar nos próximos dois dias e 70% de chance de se formar nos próximos cinco dias. Se se tornar uma depressão ou tempestade, espera-se que seja de curta duração. Até o final da semana, ele encontrará ventos de nível superior destruidores de tempestades, dizem os especialistas.

As próximas duas tempestades tropicais a se formar seriam Julia e Karl.

Na semana passada, o furacão Ian abriu um caminho mortal de destruição da Flórida às Carolinas. Pelo menos 68 pessoas foram confirmadas mortas: 61 na Flórida, quatro na Carolina do Norte e três em Cuba, informou a Associated Press nesta segunda-feira, 3.

O sudoeste da Flórida foi devastado por Ian, que desembarcou no condado de Lee como um furacão de categoria 4 com ventos máximos sustentados de 155 mph. Ian é uma das tempestades mais fortes de todos os tempos nos Estados Unidos.

A temporada de furacões termina em 30 de novembro.