Depressão tropical 12 se forma no Atlântico

Por Arlaine Castro

A Depressão Tropical Doze está localizada várias centenas de quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde, com ventos máximos sustentados de 35 mph, se movendo para o noroeste perto de 8 mph.

A Depressão Tropical Doze formou-se no Atlântico na terça-feira, 4. O Centro Nacional de Furacões também está rastreando outro sistema com grandes chances de desenvolvimento esta semana. 

A Depressão Tropical 12 pode se tornar a próxima tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico, mas não se espera que seja uma ameaça à terra. Ela está centrada a mais de 500 milhas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, um arquipélago na costa oeste da África, e está se movendo para oeste-noroeste a 9 mph, com ventos máximos sustentados de 35 mph.

Prevê-se que o sistema enfraqueça lentamente e provavelmente não será mais do que uma área remanescente de baixa pressão até quinta-feira, 6.

O outro sistema monitorado está se movendo pelas ilhas do sudeste do Caribe e em breve emergirá sobre o Mar do Caribe.

Uma nova área de baixa pressão está localizada a leste das Ilhas de Barlavento e continua a produzir uma grande área de aguaceiros e trovoadas. O NHC diz que uma depressão tropical provavelmente se formará nos próximos dias se o sistema permanecer em águas abertas.

"Uma missão de reconhecimento da Força Aérea está programada para investigar o sistema esta manhã, se necessário." As chances de desenvolvimento são altas em 80%.

"Esta característica parece permanecer no sul do Caribe a longo prazo, aproximando-se da América Central. A Depressão #12 não é uma ameaça para nenhuma área terrestre", disse o meteorologista-chefe da equipe de tempestade FOX 35, Jayme King.

Outubro é o terceiro mês mais ativo (atrás de setembro e agosto) para a atividade tropical na Bacia do Atlântico, normalmente produzindo cerca de duas tempestades nomeadas, uma das quais se torna um furacão. A cada dois outubro, em média, um desses furacões se intensifica em um "grande furacão", atingindo a categoria 3 ou maior intensidade na escala de ventos de furacões de Saffir-Simpson.

Nenhuma das tempestades em formação atual representa qualquer ameaça imediata para os Estados Unidos. A temporada de furacões se estende oficialmente até 30 de novembro, e é provável que haja pelo menos mais algumas tempestades tropicais e furacões nas próximas semanas.