Alto número de mortos do furacão Ian na Flórida expõe falhas de segurança

Por Arlaine Castro

Avisos para ferver a água foram emitidos para 120 áreas após os danos do furacão Ian, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida.

O furacão Ian matou pelo menos 148 pessoas na Flórida, a maioria delas em comunidades costeiras onde o perigo de tempestades está bem documentado, mas não é amplamente compreendido.

Dezenas se afogaram enquanto fugiam a pé, estavam em seus carros ou depois que a água do mar engoliu suas casas. Mais de uma dúzia sobreviveu à própria inundação, mas sofreu emergências médicas com risco de vida; quando a tempestade finalmente permitiu a passagem dos paramédicos, nove deles haviam morrido.

Ian foi um dos furacões mais mortíferos a atingir os EUA nos últimos 20 anos.

Previsível e evitável

Grande parte do número catastrófico era previsível e evitável, descobriu uma investigação da NBC News. A tempestade do final de setembro expôs as deficiências na forma como os governos locais comunicam o risco representado pelos furacões, decidem quando ordenar evacuações e identificar e ajudar os moradores mais vulneráveis.

Ian também ilustrou o desafio de proteger comunidades ribeirinhas densamente povoadas de condições climáticas extremas agravadas pelas mudanças climáticas; milhares de residentes costeiros optaram por não evacuar. Alguns disseram que não tinham aviso suficiente, enquanto outros desconheciam o perigo ou não tinham recursos para sair.

A investigação baseou-se na revisão de centenas de registros de óbitos, exame de mapas de enchentes e entrevistas com sobreviventes, parentes das vítimas, prestadores de serviços, especialistas em preparação para desastres e funcionários públicos atuais e anteriores.
As mortes de Ian são “muito, muito trágicas”, disse Tener Goodwin Veenema, pesquisador sênior do Johns Hopkins Center for Health Security, que mora na Flórida.

A NBC News identificou 148 mortes relacionadas ao furacão Ian na Flórida, com base em registros públicos obtidos de autoridades locais e estaduais. Uma análise da NBC News descobriu que 119 foram atribuídos especificamente às inundações, ventos e outras condições perigosas durante a tempestade.

Eles incluíram 64 afogamentos, 19 mortes por atraso no atendimento médico, nove quedas e oito mortes devido à falha de máquinas de oxigênio por falta de energia, além de pessoas que morreram de infecções, acidentes de carro e acidentes.

A NBC News determinou os locais precisos de 86 das 119 mortes e descobriu que dois terços estavam em áreas que o governo federal considerou com risco elevado de tempestade em um furacão de categoria 4. Metade estava em locais com risco de tempestades de 9 pés ou mais.

Falhas

Funcionários locais e do condado no sudoeste da Flórida, uma das regiões de crescimento mais rápido do país, estão bem cientes do perigo. Eles dedicam muito tempo e recursos para se preparar para furacões, com campanhas de educação pública que incluem guias de preparação gratuitos, telefonemas, angariação de porta em porta e pré-registro para abrigos de evacuação para “necessidades especiais”.

Mas o impacto do furacão Ian em residentes vulneráveis mostrou as lacunas nesses esforços. Dezenas de pessoas na costa sudoeste da Flórida – e outras em áreas propensas a inundações – ficaram para enfrentar a tempestade de categoria 4 ou tentaram correr apenas quando a água começou a inundar estradas e casas.

A maioria dos que morreram tinha mais de 65 anos, segundo a análise da NBC News, e muitos deles viviam sozinhos. Alguns tinham problemas físicos ou cognitivos que tornavam mais difícil para eles procurar ajuda antes da chegada do furacão, ou optaram por ficar em casa porque temiam acabar em asilos se procurassem ajuda, disseram prestadores de serviços para idosos.

Outros residentes disseram que as ordens de evacuação chegaram tarde demais. O condado de Lee, que foi atingido diretamente por Ian, esperou até o dia anterior à tempestade – um dia a mais do que os condados vizinhos – para emitir uma ordem de evacuação obrigatória. As condições durante a tempestade mataram pelo menos 61 pessoas lá, mais do que em qualquer outro condado. Trinta e três das mortes do condado de Lee ocorreram na zona de perigo documentada pelo governo federal; 28 deles estavam nas áreas mais perigosas em ilhas barreira e diretamente ao longo da costa.

Autoridades do condado de Lee dizem que esperaram para emitir a ordem de evacuação até que as mudanças na direção prevista da tempestade colocassem o condado no caminho direto de Ian um dia antes do desembarque.

As agências de serviço para idosos sob contrato com o Departamento de Assuntos do Idoso do estado mantêm listas de pessoas para ajudar a planejar tempestades e evacuações e para conduzir verificações de bem-estar dos clientes após a passagem de uma tempestade. Os governos dos condados também mantêm registros de pessoas com deficiência que podem precisar ir para abrigos especiais durante tempestades. Esse sistema entrou em vigor no sudoeste da Flórida antes de Ian.

Mas esses esforços atingem menos de 13.000 pessoas em uma região de sete condados, com quase 700.000 pessoas com mais de 60 anos. Muitos idosos deficientes são difíceis de alcançar porque têm medo de serem forçados a deixar suas casas. Alguns diagnosticaram declínio cognitivo que torna difícil para eles planejar com antecedência ou tomar decisões sobre a evacuação. Outros podem ter perdido cônjuges que lidaram com essas coisas ou não têm familiares ou vizinhos próximos para pedir ajuda.