Três sistemas tropicais em monitoramento marcam o início do pico da temporada de furacões

Modelos meteorológicos indicam aumento de atividade no Atlântico nas próximas semanas

Por Lara Barth

Erick quebra recordes e se torna o primeiro grande furacão do Pacífico em 2025

A temporada de furacões no Atlântico começa a entrar em seu período mais ativo, com três sistemas tropicais em observação nos próximos dias. Segundo meteorologistas, o “despertar” da temporada costuma ocorrer por volta de 20 de agosto, data simbólica lembrada pelo pesquisador William Gray, que marcava o início das oito semanas mais intensas do ano.

O primeiro sistema é uma baixa pressão que deve se formar ao longo de uma frente fria estacionária próxima às Carolinas. Modelos indicam que a tendência é permanecer no mar, reduzindo o risco de chuvas intensas na costa, mas ainda pode provocar períodos de precipitação no litoral entre sexta e sábado.

O segundo é uma onda tropical no Atlântico central que, de acordo com as previsões, deve se curvar para o norte na próxima semana, sem ameaçar áreas habitadas. Já a terceira onda, ainda fora do mapa oficial do NHC, deve sair da África nos próximos dias e seguir para oeste, com possibilidade de chegar próxima ao Caribe entre 13 e 15 de agosto, em condições favoráveis para desenvolvimento.

Enquanto isso, a tempestade tropical Dexter está deixando o Atlântico tropical e deve se transformar em uma poderosa tempestade extratropical no norte do oceano.

Fonte: Local 10