Onda tropical no Caribe pode se transformar em nova tempestade; sistema é monitorado como "Invest 98L"

Modelos de previsão divergem sobre trajetória, mas especialistas alertam que condições se tornam favoráveis para formação de depressão tropical nesta semana.

Por Lara Barth

Onda tropical no Caribe pode se transformar em nova tempestade; sistema é monitorado como "Invest 98L"

Meteorologistas estão monitorando de perto uma onda tropical que avança pelo leste do Caribe, identificada como Invest 98L, e que poderá se desenvolver em uma tempestade nos próximos dias. O sistema, localizado a algumas centenas de quilômetros a oeste das Ilhas de Barlavento nesta segunda-feira (6), apresenta ventos entre 48 e 64 km/h e uma área ampla de chuvas e trovoadas desorganizadas, sem centro de circulação definido.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o sistema deve se deslocar rapidamente para oeste até o meio da semana, quando condições atmosféricas mais favoráveis no centro do Caribe poderão permitir sua intensificação. As projeções indicam 50% de chance de formação em 48 horas e 80% em sete dias — o que tornaria o fenômeno a próxima tempestade nomeada da temporada, Melissa.

Enquanto isso, chuvas fortes e ventos intensos já atingem as ilhas de Barlavento e de Sotavento e devem persistir durante o dia. Modelos de previsão, porém, divergem sobre o caminho do sistema nas próximas semanas, o que mantém a Flórida em estado de atenção para possíveis impactos até o fim de outubro.

Fonte: Click Orlando