Furacões: Especialistas prevêem nova temporada 'acima do normal'.

Por Gazeta Admininstrator

Segundo a agência norte-americana para estudos climáticos, a nova temporada de furacões no Oceano Atlântico deve apresentar uma atividade "acima do normal".

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (Noaa, na sigla em inglês), prevê entre 13 e 16 tormentas. Dessas, 4 devem se transformar em "grandes tempestades".

Mesmo com essa constatação, o ano de 2006 deve ter menos atividade do que a temporada passada, que registrou um recorde com tormentas como o furacão Katrina, que devastou o sul dos Estados Unidos.

A temporada dos furacões começa em 1º de junho e vai até o dia 30 de novembro.

"O Noaa prevê uma temporada de tempestades acima do normal, com 13 a 16 tormentas com nomes, das quais de oito a dez podem se transformar em furacões", disse o administrador da agência, vice-almirante Conrad Lautenbacher.

Previsões

Ele disse ainda que de 4 a 6 furacões podem atingir a categoria três ou até mais.

"Embora não estejamos esperando nada que supere a seqüência extraordinária do ano passado, as previsões excedem a média de previsões para a temporada."

Lautenbacher afirmou que a média é de 11 tormentas com nomes, entre elas, seis furacões, dos quais dois costumam entrar na categoria três ou acima.

"Em vários aspectos, o nosso pessoal está tirando o pulso do planeta e desenvolvendo previsões mais exatas, de forma a preparar melhor a população no futuro."

Na temporada do ano passado, foram registradas, pela primeira vez, 28 tempestades, das quais 15 viraram furacões.

O Noaa previra que até nove fossem chegar à força de furacões.