Fusão da AT&T e Time Warner pode resultar em $300 bi

Por Gazeta News

An AT&T Logo is pictured on the side of a building in Pasadena, California, January 26, 2015. REUTERS/Mario Anzuoni
[caption id="attachment_128351" align="alignleft" width="229"] A companhia faturou $147 bilhões em 2015 e seu valor de mercado atual é de $230 bilhões. REUTERS/Mario Anzuoni[/caption]

Os jornais americanos Wall Street Journal e The New York Times divulgaram neste sábado, 22, a compra da Time Warner pela  empresa de telecomunicação americana AT&T.

Segundo a agência France Press, o acordo foi confirmado por uma fonte bancária que acompanha as negociações. A aquisição por mais de $80 bilhões ainda não foi anunciada oficialmente pelas empresas. Se confirma, a fusão dos negócios formará uma empresa avaliada em $300 bilhões.

A operação faz parte de um plano de AT&T de avançar na produção de conteúdo. A  AT&T é uma das principais teles dos Estados Unidos que oferece serviço de telefonia, assinaturas de TV a cabo e banda larga móvel e fixa. A companhia faturou $147 bilhões em 2015 e seu valor de mercado atual é de $230 bilhões.

A Time Warner é uma das maiores empresas da indústria de TV e cinema dos Estados Unidos, com valor de mercado em $70 bilhões. A companhia é dona dos canais de TV HBO, CNN, TBS e TNT.

A Time Warner também é dona do estúdio de cinema Warner Bros, produtos de grandes produções como Harry Potter e Batman. O grupo também detém uma fatia minoritária no serviço de streaming Hulu. Em 2015, o grupo faturou US$ 28 bilhões.

A AT&T já vinha avançando no ramo de mídia antes mesmo das negociações com a Time Warner. A empresa comprou no ano passado o provedor de TV por satélite DirecTV, por  $48,5 bilhões.

A Timer Warner também já era alvo de propostas de concorrentes. Em 2014, o presidente da empresa recusou uma oferta de compra do grupo de mídia  21 Century Fox.

Além da AT&T, a Apple também estava entre os interessados na aquisição da Time Warner, de acordo com reportagem do Wall Street Journal.

Fonte: Reuters-G1