Futebol - Edição 727

Por Gazeta Admininstrator

CAMPEONATO PAULISTA

É CAMPEÃO!!!! UM GRITO QUE ECOOU PELO PAÍS. Os campeonatos estaduais dos clubes que disputam as séries A e B terminaram todos nesse último domingo. Alguns clubes já haviam conquistado seus campeonatos com antecipação. Foi o caso do FLAMENGO, CORITIBA, CEARÁ, ASA, ABC e CUIABÁ. Mais sete clubes tornaram-se campeões estaduais após disputadas finais com duas partidas de ida e volta.

O INTERNACIONAL conseguiu reverter o desastroso resultado em casa no primeiro GRE-NAL, 2 a 3 e venceu pelo mesmo placar no estádio do Grêmio. Nas cobranças de pênaltis, vitória dos colorados por 5 a 4. Esse foi o 40º título gaúcho do Inter.

O SANTOS de Neymar, Ganso e Elano decidiu em casa e ganhou por 2 a 1 do Corinthians. Na partida de ida, 0 a 0 no Pacaembu. O time santista é bicampeão paulista e chegou ao 19º título estadual.

O SANTA CRUZ quebrou um jejum de cinco anos e mesmo perdendo por 1 a 0 para o Sport, conquistou o seu 25º título pernambucano.

O BRASILIENSE empatou as duas contra o Gama e sagrou-se campeão devido a melhor campanha no campeonato. O time da capital federal chegou ao seu 7º título.

O CHAPECOENSE chega ao seu 4º título catarinense ao vencer por 1 a 0 ao Criciúma em casa.

O CRUZEIRO deu a volta por cima e após perder na partida de ida, venceu o Atlético por 2 a 0 e chega assim, ao seu 36º título mineiro.

O BAHIA de Feira de Santana foi a grande surpresa da rodada. Foi até o Barradão em Salvador e venceu de virada ao favoritíssimo Vítória por 2 a 1. Foi o primeiro título estadual do modesto clube do interior baiano.

O ATLÉTICO-GO chegou ao seu 12º título estadual e conseguiu o bicampeonato goiano merecidamente. O time liderou o campeonato todo e levou para as finais a vantagem de resultados iguais. Os dois empates contra o Goiás foram suficientes para o time rubronegro do cerrado garantir a conquista do título.

COPA DO BRASIL

Nas quartas-de-finais, dos quatro grandes que disputavam vagas nas semifinais, três ficaram pelo caminho.

O Palmeiras logo na partida de ida levou de 6 a 0 do Coritiba e não conseguiu reverter o resultado em casa. O Flamengo foi até Fortaleza para tentar vencer por 2 a 0 e chegou a fazer o resultado ainda no primeiro tempo. Mas o Vôzão não estava para brincadeiras e empatou a partida antes do intervalo. O resultado permaneceu até o fim do jogo e o Ceará disputará uma vaga na final contra o Coritiba.

Do outro lado das chaves, o Vasco recebeu o Atlético-PR e jogava até por empate em 0 a 0 ou 1 a 1. E o time carioca apesar de sair perdendo, foi buscar o empate no final e ficou com a vaga.

Já o São Paulo foi até Floripa com uma vantagem de haver vencido na partida de ida por 1 a 0. Os paulistas começaram bem e abriram o placar, mas daí para frente, só deu Avaí. Os catarinenses foram para cima e empataram a partida no minuto seguinte e viraram o placar ainda no primeiro tempo. O terceiro e necessário gol veio logo aos 2 minutos da etapa final. O São Paulo saiu de campo derrotado e em crise interna. Após as declarações de Rivaldo contra o técnico Carpegiani, houve bate-boca nos vestiários e declarações desencontradas dos dirigentes sobre dispensa dos envolvidos.

Vasco e Avaí farão as semifinais.

BRASILEIRÃO 2011 – PROGNÓSTICOS E CHUTÔMETRO

Vinte times e trinta e oito rodadas. É muita coisa para tentar saber quem é quem. Todos os anos é a mesma coisa, 90% dos palpiteiros passam o campeonato inteiro apontando favoritos e rebaixados.

É um verdadeiro festival de besteiras o que se ouve e se lê nesses seis, sete meses de competição. Nesses oito campeonatos de pontos corridos já disputados, sempre existiu candidatos improváveis, tanto ao título quanto ao rebaixamento que acabaram surpreendendo.

Os comentaristas esquecem ou ignoram que os clubes vendem e contratam jogadores durante a competição. Eles sabem que existem competições paralelas no início e no fim do Brasileirão que "obrigam" equipes a jogarem com seus times reservas. Soma-se a isso, más gestões administrativas e erros de estratégia que acabam gerando crises dentro do clube e refletindo no campo. Além disso tudo, ainda há que se considerar as lesões de jogadores importantes, as expulsões e punições que desfalcam seriamente clubes que não têm elenco de reposição à altura dos titulares.

Por isso quase todo mundo erra feio nas previsões e o candidato a rebaixamento nas duas, três primeiras rodadas, às vezes vira líder no meio ou no fim do campeonato e vice-versa. Já que todo mundo gosta de fazer uma "fézinha", vamos arriscar uns palpites aqui também e assim poderemos ver o quanto se erra nesses palpites.

Vamos dar esses palpites na 1ª, 10ª, 19ª, e 29ª rodadas. E vamos comparar os palpites durante o andamento do campeonato.

Vamos dividir os 20 clubes em 4 grupos: G1 (1º ao 5º ), G2 (6º ao 10º ), G3 (11º ao 15º) e G4 (16º ao 20º)

G1: Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Santos.

G2: Atlético-PR, Avaí, Corinthians, Grêmio, e São Paulo.

G3: Atlético-MG, Ceará, Fluminense, Palmeiras e Vasco.

G4: América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo e Figueirense.

Palpites baseados no atual elenco, técnico, contratações e resultados.

Na 10ª rodada vamos revisar esses prognósticos depois das quedas de treinadores, chegada e saída de jogadores e crises intramuros.