Futuro Garantido - Negócios & Empresas

Por BBG

Asian businesswoman with feet on desk

Coluna do BBG - Brazilian Businness Group Por: Luigi Pardalese (Pardalese Institute, Flórida)

Preparar a geração que assumirá o futuro de um negócio é garantir a continuidade do trabalho plantado e a multiplicação do patrimônio.

Pense em uma empresa como o campo. As semelhanças são claras. A terra é devidamente preparada para receber a semente. Aragem, adubagem, irrigação, plantio, florada, colheita. Um trabalho que leva tempo e muita dedicação até a hora de colher os frutos. Com a formação do patrimônio não é diferente. Gerado com muito trabalho e acumulado a duras penas durante longos anos de renúncias e investimentos pessoais, os bens de um negócio podem se esvanecer de geração em geração se o futuro não for devidamente preparado. Assegurar o futuro é ter mais tranquilidade para trabalhar com o presente.

O mote é: “quanto mais cedo melhor”. O planejamento sucessório, tanto de um empreendimento quanto do patrimônio pessoal, junto à terceira geração, deve começar tão logo possível. Situações presentes correm o risco de mudar de um momento para o outro; e circunstâncias inesperadas tendem a fugir de controle e comprometer o trabalho de uma vida inteira.

Estabelecer um plano de sucessão tem também a preponderante vantagem de poupar o emocional do núcleo familiar. A organização preventiva pode evitar as desgastantes pendengas entre herdeiros e seus agregados.

Tarefa de especialista

Por falta de prevenção e planejamento, o passado mostra conhecidos casos de famosas fortunas que não chegaram à terceira geração. Famílias ricas acabaram pobres. Patrimônios foram perdidos e empresas falidas. Marcas fortes desapareceram do mercado, por pura falta de visão ou até de demasiada confiança no presente. Hoje, já é perceptível a quebra deste ciclo ligado à terceira geração. Atentos e mais conscientes, os empresários e donos de grandes fortunas, planejam para prevenir e preocupam-se em preparar os herdeiros para preservar. Dar continuidade à história da família e dos negócios é também fortalecer multiplicando o patrimônio.

Nos EUA, é preocupação comum iniciar uma poupança específica para garantir a universidade do filho, desde o momento em que ele nasce. A medida assegura que se algo passar com os pais, a criança terá acesso à educação complementar. Começa por aí o comportamento preventivo de quem realmente se preocupa com o futuro.

Com as opções disponíveis no mercado financeiro, só não lança mão dos dispositivos de segurança quem não tem as devidas informações sobre o tema. O leque de cobertura para o planejamento sucessório é amplo e personalizado. Sistemas como fundações ou ‘trusts’ são dispositivos que determinam como será investido, gerenciado e distribuído o patrimônio. O planejamento adequado prevê exatamente como usar com segurança a ferramenta que garantirá a continuidade e multiplicará o patrimônio sem comprometer os investimentos do presente.

O setor imobiliário, se bem planejado, poderá compor o sustento e a manutenção do status familiar, tanto em casos de intempéries da vida, quanto para alavancagem de negócios, presentes e futuros.

Um planejamento sucessório, no entanto, é tarefa de especialista na área e que não deve ser realizada por leigos, pois envolve uma intricada combinação das áreas financeira, jurídica e da legislação vigente. As consultorias internacionais do segmento são atualizadas com a realidade global e prestam assessoria específica para criar um plano de sucessão de acordo com o perfil de cada caso.

Sendo assunto relevante, do qual nossa comunidade brasileira é pouco afeita, por razões de cultura empresarial e mesmo familiar, no trato com negócios e investimentos, o Brazilian Business Group / BBG, coloca-se à disposição de seus membros e não membros, na indicação, sem compromisso, de profissionais atuantes na área, muitos, até, que falam português.

Este artigo completa um ciclo de dois, visando trazer subsídios a nossos leitores sobre as vantagens do planejamento financeiro e sucessório, primordial à continuidade dos negócios e à tranquilidade familiar dos que nos honram com suas leituras.