Fuzileiro morto no Iraque era um dos 3 brasileiros a servir os EUA

Por Gazeta Admininstrator

O carioca Felipe Carvalho Barbosa, 21 --morto no Iraque neste domingo após sofrer um acidente de caminhão em Fallujah, a 50 km de Bagdá-- era um dos três fuzileiros navais dos EUA nascidos no Brasil.

O brasileiro servia na companhia Echo, Segundo Batalhão, no Sexto Regimento de marines-- que inclui cerca de cem imigrantes. Nascido em Bento Carvalho (RJ), Barbosa morava nos EUA desde 1994 e estava no Iraque desde outubro último.

Ainda não há informações se o veículo em que estava o brasileiro foi vítima de uma emboscada. Segundo sua família, Barbosa era evangélico e queria "levar a mensagem de Deus ao Iraque".

O brasileiro havia escapado de ser enviado ao Iraque em duas ocasiões anteriores. Na primeira, foi liberado por desmaiar após uma queda sofrida no quartel. Na segunda, foi descartado após cair sobre uma árvore, durante um treinamento em que descia de um helicóptero em uma corda.

Barbosa foi para os EUA em 1994 com o irmão mais novo. Em seguida, o restante da família também partiu para o país, em busca de uma vida melhor. Há dez anos, os pais do fuzileiro se separaram, mas ele permaneceu nos EUA com a mãe, Iracy, e o irmão, André, 16.

O pai de Barbosa, que hoje mora em Goiânia, disse que irá pedir ajuda financeira ao governo americano para acompanhar o enterro do filho, que deve acontecer na Carolina do Norte.

O brasileiro era casado desde 2004 com uma americana de High Point. Segundo a família, ele pretendia voltar ao Brasil quando seu contrato militar terminasse, no final de 2006, mas não queria deixar a mãe e o irmão caçula.

O Itamaraty afirmou ainda não ter informações sobre a morte de Barbosa.