Garrafa PEF - Pense Green

Por Fernando Rebouças

47_oi_garrafavazia_330dcor

Desde os anos 1990, quando a garrafa pet tornou-se popular como uma embalagem prática e higiênica na aquisição de sucos e refrigerantes, substituindo definitivamente o uso da garrafa de vidro retornável, os consumidores e empresas fabricantes de bebidas passaram a conviver com um novo dilema: a poluição que a garrafa pet causaria nos rios, canais, mares e tubulações de esgotos.

Para reverter a situação, foi iniciado projetos de reutilização da garrafa pet em peças de artesanato e da mesma em processos de reciclagem, projetos que não conseguiram acompanhar a demanda pelo material no mercado. Uma das novas soluções é a garrafa PEF feita com plástico 100% vegetal.

O material PEF deriva de qualquer matéria-prima de biomassa, cuja constituição é de carboidratos, podendo ser proveniente de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, vegetais e grãos. Por meio de uma tecnologia química-catalítica é possível converter os carboidratos em diversos níveis de material bioplástico.

Possível alternativa ao material PET derivado do petróleo, o plástico PEF é 100% vegetal e biológico, e ainda integralmente reciclável. O seu material, além de ser utilizado em embalagens de bebidas, poderá ser inserido na produção de embalagens de alimentos e demais produtos.

Ao pé da letra o PEF é o plástico que dá em plantas, sua disposição química tem sido pesquisada pela Universidade de Missouri, nos EUA. Segundo os estudiosos, o plástico vegetal apresenta as melhores condições para substituir o plástico derivado de petróleo e seu descarte não causa danos à natureza por ser biodegradável.

Por meio de técnicas moleculares é possível, pela introdução de enzimas, criar uma combinação que resulte no PHBV [poli(hidroxibutirato-co- hidroxivalerato)], um polímero orgânico mais flexível e moldável eficiente para a fabriação de uma série de produtos como sacolas de supermercados, garrafas de bebidas, alimentos e utensílios.

Depois de descartado, o plástico PEF é naturalmente degradado pela água, dióxido de carbono e bactérias presentes no solo. Além da linha de pesquisas realizadas pela universidade norte-americana, os estudos também estão ganhando espaço nas empresas interessadas no assunto.

No dia 15 de dezembro de 2011, a Coca-Cola Company e a Avantium, empresa de tecnologia da Holanda, firmaram um acordo para desenvolverem juntas garrafas PEF 100% biológicas. A nova tecnologia desenvolvida foi patenteada pela empresa holandesa com o nome YXY, e promete ser o biopoliéster de nova geração. A acordo viabilizará as atividades da nova fábrica da Avantium na Holanda, com capacidade de fabricar 40 toneladas por ano de material PEF.