Gasolina: preço em alta, consumo em baixa

Por Gazeta Admininstrator

Os norte-americanos já começaram a reduzir o consumo de gasolina como resultado da forte elevação dos preços do combustível – 40% em um ano – e do abrandamento do ritmo de crescimento da economia que começa a pesar nas “carteiras” dos consumidores.

Nas últimas seis semanas, o consumo de gasolina nos EUA caiu, em média, 1,1%, quando comparado com igual período do ano passado, registrando-se a maior queda na procura verificada nos últimos 16 anos, excluindo as quedas momentâneas, como após a passagem do furacão “Katrina”, em 2005.

Segundo o “Wall Street Journal”, até há pouco tempo a procura por gasolina manteve o ritmo de crescimento, apesar do aumento dos preços. Isto porque o custo do combustível, nas estações de serviço, foi aumentando lentamente, durante quatro anos, e a economia dos EUA estava em crescimento.

No entanto, agora, os preços dos combustíveis estão subindo, a um ritmo mais acelerado, e em um momento em que a economia norte-americana dá sinais de enfraquecimento e no qual os preços dos bens essenciais, como a alimentação, aumentam.

De acordo com a mesma publicação, na semana que terminou em 25 de fevereiro, o “galão” (equivalente a 3,78 litros) de gasolina foi comercializado a $3,13 dólares, valor que representa um aumento de 40% face a janeiro de 2007.