Gastar a sua restituição de imposto de renda ou não? Eis a questão… - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

shutterstock_45292546-1

Se você tiver sorte o suficiente para receber a restituição do seu imposto de renda, você está provavelmente tentando decidir o que deve fazer com esta grana inesperada. Você deve gastar ou economizar? Uma pesquisa TD Ameritrade, divulgada no mês passado, revelou que 47% das pessoas que recebem um cheque do IRS depositam na conta poupança, enquanto 44% planejam usar o dinheiro para reduzir uma dívida. Cerca de 28% planejam gastar uma boa parte e 15% planejam torrar tudo de uma vez! É comum que a maioria de nós gaste um pouco mais que o normal quando temos um cheque bom e inesperado do Tio Sam, mas este dinheiro extra poderia ser apenas o que você precisa para entrar nos trilhos, financeiramente falando. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras de colocar esse dinheiro inesperado em bom uso.

Resista à Tentação Se a sua situação financeira é relativamente estável, provavelmente você está tentado a comprar algum item que você tem sonhado por algum tempo. No entanto, antes de correr até a loja de eletrônicos e pegar a tão sonhada TV 60” tela plana , pare por um momento para considerar como esse dinheiro poderia ser usado para apoiar suas metas financeiras de longo prazo. Se você está economizando para a nova casa ou um carro, ou está trabalhando na redução de seus saldos de cartão de crédito, este dinheiro ajudaria a alcançar seu objetivo muito mais cedo. Se você tem a sua mente programada para comprar essa nova TV, ou qualquer que seja a tentação, considere começar um fundo da “Nova TV”. Faça contribuições mensais a este fundo todos os meses.

Pague algumas dívidas É minha opinião que o melhor uso de sua restituição de imposto seria para pagar algumas dívidas. Eu não estou dizendo que todo o seu reembolso deve ir para a sua dívida (apesar de que é provavelmente a coisa mais inteligente a fazer), mas faz sentido financeiro se seu objetivo é livrar-se da sua dívida o mais rápido possível . Pense no tempo que você iria levar para reduzir o saldo do cartão de crédito de $ 1000 dólares, pagando o pagamento mínimo ou usar a opção de pagar $1000 dólares de uma vez e com isso saldar a sua dívida. Será que a gente precisa mesmo pensar qual é a melhor opção?

Aumentar ou iniciar o seu Fundo de Emergência Sem um fundo de emergência, a maioria das pessoas são apenas como robôs, que vivem de salário em salário e estão sempre a um passo do desastre financeiro, que pode ocorrer devido a um evento de mudança repentina, por conta de uma doença grave, ou perda de trabalho . Seu fundo de emergência deveria conter um valor equivalente a pelo menos seis meses das suas obrigações mensais, preferivelmente um ano.

Gastá-lo em uma necessidade Se você precisar gastar o seu retorno de imposto, ou pelo menos parte dele, gaste em algo que você tem protelado de fazer por falta de dinheiro. Eu não estou falando de uma TV plasma 60”, quero dizer algo que é importante, como conseguir terminar aquele trabalho dental que você vem adiando há muito tempo ou pneus novos para o carro da família.

Aumentar o valor da sua casa Se você tem suas finanças em ordem e tem tido o cuidado de cuidar também de suas dívidas, agora pode ser um bom momento para fazer algumas melhorias para sua casa. Remodelar sua cozinha ou banheiro pode aumentar não apenas o valor de sua casa, mas o prazer que você vai ter em dar um “upgrade” em sua residencia.

Aumentar as suas economias da aposentadoria Agora que você tem algum dinheiro extra, depois de ter pago as suas dívidas, é claro, você pode fazer uma contribuição para o IRA ou outras contas de aposentadoria. Se você ainda não começou uma conta de aposentadoria , agora é o momento perfeito para fazê-lo.

De um presente pra  você mesmo! Depois de ter pago a sua dívida e aumentado a sua conta de aposentadoria, você pode considerar uma pequena indulgência, só não exagere. Para evitar desperdício, reserve uma porcentagem de seu retorno, digamos 10% para si mesmo, e use os outros 90% para coisas importantes .

Por mais difícil que possa ser, fique vigilante em pequenas coisas como a sua restituição do imposto de renda e você estará no caminho correto para se tornar livre de suas dívidas e, ao mesmo tempo, tornar-se financeiramente responsável.

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com