Gasto de brasileiros no exterior é o menor para o mês em 5 anos

Por Gazeta News

Foto: Teddy James/ CreativeCommons/Flickr
[caption id="attachment_87173" align="alignleft" width="300"] Foto: Teddy James/ CreativeCommons/Flickr[/caption]

Os gastos de brasileiros no exterior mantiveram a trajetória de queda em abril, totalizando $1,64 bilhão de dólares, o pior resultado para o mês desde 2010, quando somou $1,22 bilhão de dólares. Os números foram divulgados pelo Banco Central no dia 26.

A cifra também representa uma decréscimo de 29,7% em relação à abril do ano passado, quando as despesas fora do Brasil somaram $2,34 bilhões de dólares.

A valorização da moeda norte-americana é apontada como a principal causa da queda nos gastos dos turistas brasileiros no exterior. Apesar de ter encolhido 5,57% em abril, o dólar subiu quase 40% ante o real nos últimos doze meses. Com a moeda mais alta, sobem os valores dos hotéis e produtos.

Na outra ponta, os estrangeiros gastaram, em abril, $444 milhões de dólares em viagens ao Brasil, o que corresponde a uma queda de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com isso, a diferença entre o que os brasileiros gastaram no exterior e os estrangeiros desembolsaram no país ficou com déficit de $1,2 bilhão de dólares. Em comparação com igual mês do ano passado, o rombo era maior, de $1,7 bilhão de dólares.

A conta de transações em viagens internacionais foi uma das responsáveis pelo déficit do setor externo registrado em abril, de $6,9 bilhões de dólares, valor mais elevado do que o esperado pelo Banco Central e analistas de mercado. Fonte: Revista Veja.