Gazeta celebra 15 anos de sucesso

Por Gazeta Admininstrator

No dia 10 de fevereiro de 1994, quinta-feira, saia a primeira edição semanal do Gazeta Brazilian News, na Flórida, com 20 páginas, em preto e branco, e com tiragem 5 mil exemplares.

Zigomar Vuelma, fundador do Gazeta, e seu amigo, Ivan Lima, contavam com a colaboração de vários colunistas da comunidade brasileira nos Estados Unidos e do Brasil. Entre eles, Marcos César de Oliveira, que escrevia crônicas e comentários esportivos, Carlos Teixeira, Cônsul-Adjunto do Consulado Brasileiro em Miami, Suely Pereira, colunista de beleza, Maheli Caetano, psicóloga, Guarabyra (da dupla Sá e Guarabyra), que fazia comentários literários, Zé Geraldo (Brasil) e Tânia Mahon, que escrevia sobre eventos e shows.

Os dois empresários idealistas produziam, sozinhos, o jornal que, na época, era o único semanal e abordava notícias do Brasil e do mundo. Era uma novidade em Broward, pois as informações do Brasil chegavam apenas em jornais e revistas vindos do Brasil, quando alguém trazia. Internet, nem pensar. Televisão brasileira de grande porte, só em sonho.

Nessa primeira edição, foi feita uma homenagem à cidade de Governador Valadares que, na época, comemorava 56 anos. Também era publicado um cupom para os leitores se inscreverem na Loteria do Green Card.

O ano de fundação do Gazeta ficou marcado pelas primeiras coberturas especiais: a Copa 94, em San Francisco, e o Carnaval do Rio de Janeiro.
Os primeiros clientes da edição inaugural que estão atuando no mercado até hoje foram: Suely Salon, Silvio’s Driving School, Joel Stewart, Zé da Linguiça, Brazilian Wave, Brasil Original e Ótica 20/20. Nas edições seguintes vieram Dr. Neri Franzon, Dra. Marah e Hédimo de Sá, Ingrid Domingues, Dr. David Maklan, e Via Brasil. De lá para cá, a lista de clientes só foi aumentando.

Com o mesmo orgulho, o Gazeta mantém, também, em sua carteira de clientes, empresas como Publix, TAM, American Airlines, McDonald’s, North Broward Hospital, Broward County, Air France, HSBC, New York Life, Dish Network, Bank of America, FAU, Miami University, entre outros. São clientes que, assim como o Gazeta e aqueles clientes e leitores pioneiros, apostam no nosso trabalho, e acreditam na força do brasileiro.

O Slogan usado pelo Gazeta para atrair anunciantes era: “Gazeta, o seu jornal. Não deixe esta idéia apagar. Apóie! E a idéia não apagou. Ela tem iluminado o Sul da Flórida por 15 anos ininterruptamente.

Hoje, o Gazeta é o jornal com maior número de exemplares publicados na Flórida, foram 611 edições, tornando- se o mais antigo e respeitado jornal da comunidade. Ao todo, o Gazeta é distribuido hoje, em 600 pontos, e é lido por um número estimado de 75 mil pessoas, em South Flórida, Orlando Tampa e Fort Myers.

São 16 mil exemplares, toda semana para região da Flórida, uma equipe de 13 funcionários, 10 colunistas e 2 cadernos, somando total de 52 páginas coloridas e preto e branco.

A expansão para além de South Flórida foi uma conquista empresarial alcançada, no ano passado. Enquanto muitos jornais no País diminuíram suas edições, e até a distribuição, para cortar custos, o Gazeta seguiu o caminho inverso. Ampliou a equipe de trabalho, a tiragem e a área de distribuição. “Essa expansão ocorreu, justamente, em um momento em que o panorama econômico já era de incertezas. Apesar disso, acreditamos no projeto. Já temos tido resultados excelentes, e concluímos que a decisão foi mais do que acertada”, diz Fernanda Cirino, editora do Gazeta.

Em 15 anos, o Gazeta passou por sete reformas editoriais, foi vencedor de seis Press Awards, evoluiu e buscou, semana a semana, aproximar-se das necessidades de informação e de entretenimento da comunidade brasileira no Sul da Flórida, buscando combinar inovação com participação e interesse público.

O perfil de prestação de serviços é uma das principais marcas do Gazeta. Mas é como porta-voz dos interesses da comunidade que o Gazeta vem mais se destacando, nos últimos anos. Cada ligação de leitor, cada e-mail, cada denúncia, recebe atenção integral da equipe de reportagem. As denúncias são investigadas de forma minuciosa e responsável. Por isso, o Gazeta publicou dezenas de reportagens exclusivas, investigou fraudes, denunciou injustiças e deu voz àqueles que não ti-nham aonde recorrer. Sempre ouviu todos os lados envolvidos em uma história, como deve ser o trabalho jornalístico.

DEPOIMENTOS
“Vivemos um momento bem diferente de quando o jornal foi publicado pela primeira vez, mas sem dúvida estamos melhores, maiores e com muito mais força na comunidade. Estamos com novos projetos para 2009 e com certeza será para melhorar, cada vez mais, o nosso trabalho e oferecer o melhor para o nosso povo”- Zigomar Vuelma – Publisher.

“Este ano é de muita festa para o Gazeta, pois são poucos os jornais brasileiros nos EUA que conseguem chegar a esta comemoração. É muito difícil produzir um produto 100% brasileiro em terra estrangeira. Não cobramos pela distribuição, e oferecemos o que temos de melhor para informar nossos conterrâneos. Para isso, temos que trabalhar muito e enfrentarmos barreiras, todos os dias; mas vale a pena, pois o Gazeta é um dos jornais mais apreciados pelos brasileiros neste país” - Fernanda Cirino, editora, há dez anos no jornal Gazeta.

“A Ótica Brasileira 20/20 agradece a oportunidade de parabenizar o GAZETA, seu diretor, Zigomar Vuelma e toda a sua equipe. Zigomar, além de amigo e cliente da nossa ótica, é um pioneiro do jornalismo brasileiro no Sul da Flórida, deixando a marca da qualidade e credibilidade através do seu veículo de comunicação e também pelo excelente trabalho na divulgação da nossa iniciativa empresarial junto à comunidade brasileira nos últimos 15 anos. PARABÉNS GAZETA” - Geanina Dwin, proprietária da Ótica 20/20.