Gazeta completa 600 edições

Por Gazeta Admininstrator

O Gazeta Brazilian News completa esta semana 600 edições. Há 15 anos, a equipe do Gazeta acompanha o crescimento da comunidade brasileira no Sul da Flórida. Ao longo dos anos, os imigrantes brasileiros fizeram a sua história, e o Gazeta escreveu. O Gazeta trabalha, com imparcialidade, para levar aos brasileiros que vivem aqui, o testemunho dos fatos, de forma ética e equilibrada. E foi assim que tornou-se o jornal local com o maior número de edições publicadas, e referência como fonte de informação para a comunidade brasileira.

Além de referência para leitores e anunciantes brasileiros, o Gazeta conquistou espaço, também, no universo de grandes anunciantes norte-americanos e de demais origens. Hoje, tem o orgulho de reunir em sua carteira de clientes grandes empresas como Publix, TAM, American Airlines, McDonal-ds, North Broward Hospital, Broward County, Air France, HSBC, New York Life, Dish Network, Bank of America, FAU, Miami University, entre outros. São clientes que, assim como o Gazeta, acreditam na força do brasileiro.

E foi por acreditar na força empreendedora do povo brasileiro, onde quer que ele esteja, que o Gazeta, concentrou esforços, trabalhou duro e fez história, aliando conteúdo jornalístico útil, informativo e res-ponsável à seriedade e abrangência de distribuição. Ao todo, o Gazeta tem hoje 600 pontos de distribuição, e é lido por um número estimado de 75 mil pessoas, em South Flórida, Orlando Tampa e Fort Myers.

A expansão para além de South Flórida foi uma conquista empresarial alcançada neste ano. Enquanto muitos jornais no País diminuíram suas edi-ções, e até a distribuição, para cortar custos, o Gazeta seguiu o caminho inverso. Aumentou a equipe de trabalho, a tiragem e a área de distribuição. “Essa expansão ocorreu, justamente, em um momento em que o panorama econômico já era de incertezas. Apesar disso, acreditamos no projeto. Já temos tido resultados excelentes, e concluímos que a decisão foi mais do que acertada”, diz Fernanda Cirino, editora do Gazeta.

A história do Gazeta está também estreitamente ligada ao apoio a eventos culturais realizados pela comunidade na Flórida. Entre alguns dos eventos apoiados pelo Gazeta estão: Feira do Livro, em Miami, Brazilian Day na Flórida, Festival de Música, Talento Brasil, Press Award, Focus Brasil, encontros tradicionais e religiosos, palestras, fóruns, Festival de Cinema Brasileiro de Miami, Miami Film Festival of Miami University, além de shows com grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Maria Rita, e outros. “O Gazeta sempre apoiou eventos culturais na Florida e sempre deu espaço a qualquer brasileiro que comemore algo. Seja através de colunas sociais ou de reportagens. O jornal é da comunidade, somo apenas uma ponte entre a notícia e os leitores”, diz Fernanda Cirino.

Desafio
No início, fazer jornal era muito mais um desafio do que um negócio lucrativo. “Naquela época, o telefone celular não era tão acessível, as ligações internacionais eram caras, não existia internet nem câmeras digitais. Comprávamos jornais e revistas brasileiros em Miami para poder informar às pessoas sobre o que ocorria no Brasil. Eu nunca na vida havia pensado em ser empresário de comunicação, e acho que o primeiro diferencial do Gazeta foi que fazíamos o jornal porque acreditávamos naquele traba-lho, e não por causa do di-nheiro”, afirma o publisher Zigomar Vuelma.

Ele lembra, no entanto, que no início, foi necessário muito esforço para manter o jornal circulando. “Depois de fechar a edição, sem dormir, meu sócio na época da abertura do jornal, Ivan Lima, saía com o material debaixo do braço para a gráfica, e levava dois cheques. Quando o banco abria, eu ligava para ele e dizia de quanto ele podia fazer o cheque, e o que ficasse faltando ele fazia o segundo cheque para dalí a três dias”, lembra.

Foi com a chegada à equipe da jornalista Fernanda Cirino, atual editora, que o Gazeta assumiu o perfil que tem hoje. “A Fernanda estruturou o jornal. Primeiro não vendíamos publicidade, e quando vendíamos não cobrávamos. Eu não tinha mais tempo para dedicar ao jornal. A Fernanda chegou em 1999 como repórter, e foi estruturando a parte jornalística e a área comercial também, se interessou e começou a mostrar resultados.
A partir dali, o jornal passou a se tornar uma empresa rentável, comecei a investir mais do que estava investindo, até ele se tornar auto-suficiente”, explica.

Ontem e hoje
A primeira edição, publicada em 10 de fevereiro de 1994, já apontava para um perfil de prestação de serviços, e noticiava em sua primeira página, a loteria de green cards, e o recadastramento eleitoral promovido pelo Consulado brasileiro.

Em mais de 14 anos, o Gazeta passou por sete reformas editoriais, foi vencedor de seis Press Awards, evoluiu e buscou, semana a semana, aproximar-se das necessidades de informação e de entretenimento da comunidade brasileira no Sul da Flórida, buscou combinar inovação com participação e interesse público.

O perfil de prestação de serviços é uma das principais marcas do Gazeta. Mas é como porta-voz dos interesses da comunidade que o Gazeta mais vem se destacando nos últimos anos. Cada ligação de leitor, cada e-mail, cada denúncia recebe atenção integral da equipe de reportagem. As denúncias são investigadas de forma minuciosa e responsável. Por isso, em 2008, o Gazeta publicou dezenas de reportagens exclusivas, investigou fraudes, denunciou injustiças e deu voz àqueles que não tinham aonde recorrer. Sempre ouviu todos os lados envolvidos em uma história, como deve ser.

Depoimentos:
O Gazeta merece todas as honras da comunidade por trazer as informações de forma certa, elegante e em tempo .
Dwight Kleine, Mortgage Broker de Orlando.

Os sinceros
parabéns para equipe Gazeta por mais esta grande conquista, e gosta-ria de agradecer por sempre nos apoiar em nossos
eventos! Joana Bueno, produtora cultural.

Conheci o Gazeta em 2001 e estou com ele até hoje. Considero-me parte de sua história, pois o Gazeta é parte da minha. Parabéns,
Gazeta! Advogada Iara Nogueira Morton.

Parabéns Gazeta!
O Gazeta Brazilian News foi o único que só veio a somar na nossa região.
Raul Mulattieri, empresário de Tampa Bay.

O Gazeta faz parte da minha vida brasileira/
americana. É muito bem montado, com o resumo de notícias do Brasil e do interesse do imigrante. Parabéns!
Silvana Mandelli, Dir. Mkt TAM.