General do Exército é o novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA

Por Gazeta News

trump e Herbert Raymond McMaster reuters
[caption id="attachment_137993" align="alignleft" width="300"] Trump anunciou McMaster para a função estratégica. Foto: Reuters[/caption]

O general do Exército, Herbert Raymond McMaster, de 62 anos, foi anunciado na última segunda-feira, 20, pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como novo conselheiro de Segurança Nacional. O militar substitui Michael Flynn, que renunciou ao cargo na semana passada após denúncias de envolvimento com autoridades russas.

Conhecido como “H.R.” McMaster, o general foi a segunda opção de Trump, que havia convidado primeiro o vice-almirante Robert Harward, que recusou o convite. O presidente elogiou o novo secretário e disse que o general é muito "talentoso" e "experiente" em operações de combate a grupos insurgentes e rebeldes.

Trump fez o anúncio sobre o novo secretário direto de sua casa de praia em Palm Beach, na Flórida, onde esteve durante o fim de semana prolongado do President´s Day (feriado do Dia do Presidente). Trump conversou com jornalistas no local, acompanhado por McMaster.

O conselheiro de Segurança Nacional é um cargo de nomeação exclusiva do presidente dos Estados Unidos, que não precisa do aval do Senado. Ele exerce papel importante como orientador das políticas de segurança, participando de reuniões do Conselho de Segurança e atuando nas agências de inteligência.