O ex-presidente do PT, José Genoino, condenado no processo do mensalão, deixou o presídio da Papuda, em Brasília, no dia 12, para cumprir o restante de sua pena em casa, no chamado regime aberto. Também recebeu a mesma autorização o ex-tesoureiro do PL (atual PR), Jacinto Lamas.
Condenado a quatro anos e oito meses de prisão pelo crime de corrupção no processo do mensalão, Genoino poderia deixar o presídio e iniciar a pena em regime aberto após cumprir um sexto de sua pena, no dia 24 de agosto. Como trabalhou na biblioteca da Papuda e fez cursos enquanto estava preso, ele abateu 34 dias de sua pena, cumprindo oito meses e 16 dias da pena a qual foi condenado.
Lamas, por sua vez, condenado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro, já estava trabalhando fora do presídio e conseguiu descontar 90 dias de sua pena, o que também permitiu sua saída antecipada.
No regime aberto, os dois deverão se recolher aos seus domicílios entre 21h e 5h e terão que passar os fins de semana em casa. Se precisarem sair nestes períodos, será necessária uma autorização da Justiça. Fonte: Jornal do Brasil.