George W. Bush já está a caminho de Washington

Por Gazeta Admininstrator

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e a delegação que o acompanhou ao funeral do papa João Paulo 2º, morto no último sábado (2), deixaram Roma rumo a Washington nesta sexta-feira, às 11h35 (6h35 de Brasília), segundo o Aeroporto Internacional de Roma.

Bush chegou na noite desta quarta-feira à capital italiana acompanhado de dois ex-presidentes, seu pai George Bush (1989-1993) e o democrata Bill Clinton (1993-2001), além da secretária de Estado Condoleezza Rice.

Em sua chegada, Bush, que é metodista, rezou diante do corpo do papa, que permaneceu quatro dias na basílica de São Pedro, no Vaticano, para a visitação dos fiéis.

Esta foi a primeira vez na história que um presidente dos Estados Unidos assistiu o funeral de um papa. Durante sua estadia, Bush foi permanentemente vigiado por um helicóptero da polícia.

As relações entre o governo Bush e o Vaticano registraram momentos de grande tensão quando Washington decidiu intervir militarmente no Iraque, em março de 2003. O papa criticou esta ofensiva, recebeu líderes mundiais para tentar evitar a guerra e enviou, em vão, emissários a Bagdá e Washington.