Geração Z Oportunidades de negócios com os Nativos Digitais

Por Fernando Azevedo

gerac?a?o Z

Marketing para a Nova Geração de Consumidores - Geração Z

[caption id="attachment_171715" align="aligncenter" width="719"] gerac?a?o Z[/caption] Estudos recentes mostram que até o final de 2020, cerca de 40% de todos os consumidores serão da Geração Z. Essa nova geração de clientes, que rivalizam com milênios, é considerada mais tolerante, empreendedora e tecnologicamente avançada em comparação com as gerações passadas. Se você é proprietário de uma empresa e deseja atender a geração Z, saiba que estará atendendo a uma geração que possui uma liga própria. Mas não se preocupe. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode atender às necessidades da geração de nativos digitais. Mesmo que a metade mais velha da Geração Z ainda esteja no limite da idade adulta, é apenas uma questão de tempo até que eles comecem o primeiro emprego, ganhem dinheiro e comprem tudo à vista. Nascida entre 1995 e 2015, essa nova geração de consumidores praticamente vive on-line e não pode ficar um dia sem mídia a social. Crescer com a tecnologia transformou-os em especialistas em tecnologia, de modo que os proprietários de empresas tradicionais precisarão de uma abordagem diferente para envolver essa nova geração de consumidores.

Mas os membros da Geração Z são realmente diferentes dos membros das gerações passadas - Gen X e Gen Y?

Por um lado, a Geração Z teve o privilégio de crescer com internet rápida, então eles sabem que podem se conectar com praticamente qualquer pessoa no mundo com apenas um clique. Eles nunca saberão da agonia de ouvir o tom de conexão dial-up enquanto esperam para se conectar à Internet. Eles cresceram sincronizando seus dispositivos para acessar rapidamente e-mails, vídeos, músicas e conteúdo de mídia social usando aplicativos. Com a tecnologia quebrando todas as barreiras conhecidas, a Gen Z é mais tolerante e aceita as diferenças de status e as escolhas alternativas de estilo de vida. Diz-se que esta geração é mais diversificada e flexível - tão flexível que pode se adaptar rapidamente a qualquer mudança importante que surja em seu caminho. Outra coisa que diferencia esta geração é que a maioria deles tem uma forte tendência empresarial, trazida pelas incertezas da economia em rápida mudança atualmente. Eles são, provavelmente, a geração que gosta de fazer suas próprias coisas, cultivar sua própria comida e fazer seu próprio dinheiro online.

Então, como você comercializa para o Gen Z?

Conheça-os e saiba onde eles estão

Como o típico mundo do consumidor da GenZ gira em torno da Internet, não é surpresa que eles estejam comprando a maioria das necessidades on-line, se não todas. E sua arma de escolha? Dispositivos móveis, claro. Se você quer vender para a Geração Z, você precisa ter um catálogo on-line, suporte de mídia social responsivo e um sistema de entrega excepcional.

Concentre-se no valor em vez de recursos

Como essa geração gasta a maior parte do tempo consumindo diferentes tipos de mídia on-line, eles podem ver a propaganda enganosa. Então, em vez de comercializar os recursos de um produto ou serviço específico, você obterá mais do seu investimento em marketing destacando o valor. Usando anúncios pop-up e banners para chamar sua atenção é apenas um desperdício de seu dinheiro.

Celular

Eles fazem tudo pelo celular. Compram na Amazon, paqueram no Tinder e Instagram, aprendem por apps. Não fazem mais ligações e saem para tirar selfie.

Faça valer a pena

Uma das melhores coisas dessa geração é que, no fundo, tudo o que eles querem é tornar o mundo um lugar melhor. Este é o momento perfeito para o seu negócio se tornar mais socialmente consciente e responsável. Encontre uma causa que sua marca possa defender e prometer uma porcentagem de suas vendas para obter suporte ao Gen Zs.

Comercialize através de vídeos - e não tenha medo de ser criativo

Se o conteúdo de vídeo de marca ainda não faz parte de sua estratégia de marketing, você já está atrasado no jogo. Os Gen Zs adoram assistir vídeos e assistem muito mais a cada dia, então esse é um meio que não vai morrer tão cedo.

Entregue exatamente o que você promete

A Geração Z não tem paciência para coisas que não funcionam como planejado, por isso, se você prometer dar "a próxima grande novidade", é melhor entregar. A Gen Z tem tudo a ver com experiência e eficiência, por isso, se o seu produto decepcionar, eles seguirão em frente rapidamente. Fernando Azevedo é autor dos livros "Segredos de Reputação Online" e "O negócio sujo das Fake News".