Gift Cards são convenientes, mas é preciso ter cuidado

Por Gazeta News

gift-cards

A temporada de compras natalinas já está em pleno andamento e, conforme as pessoas decidem o que dar para seus amigos e familiares, os cartões de presente, ou “gift cards” são muitas vezes uma solução viável para a pessoa exigente ou o primo que você não conhece muito bem.

Michael Gutter, professor associado, especialista em gestão financeira do Estado para a Universidade da Flórida, recomenda dar cartões de presente, mas tem algumas ressalvas:

· Impostos ocultos. Fique atento para as taxas de compra ao comprar cartões de presente de um terceiro e não o varejista. Esse terceiro, muitas vezes, cobra uma “taxa de ativação” como uma forma de ganhar dinheiro com a venda do cartão. Os varejistas geralmente não cobram essa taxa.

· Vencimento ou datas inválidas. O cartão oficialmente pode não ter uma “data de validade”, mas poderia ter uma “data inválida”. Há uma lei pouco conhecida em muitos estados que se o cartão não for resgatado após certo número de anos, o dinheiro é dividido entre o estado e o varejista.

· Cartões para as crianças. Ao dar-lhes para as crianças, troque ideias com os pais delas e veja se eles acham adequado. Ninguém quer perturbar pais em relação a isso. Gutter diz que dar cartões de presente autoriza o receptor a comprar o que ele ou ela quer e ensina às crianças habilidades valiosas da vida em planejamento, orçamento e compras. “Isso mostra a eles que você está respeitando também o direito deles de fazer suas próprias escolhas”. “Também são excelentes quando você precisa de um presente de última hora”.