Giro pelo mundo

Por Daniel Galvão

Gasolina mais cara A Petrobras reajustou esta semana em 8,1% o preço da gasolina em suas refinarias. Já o diesel subiu 9,5%. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços da estatal, com base na nova política de preços da empresa, que prevê pelo menos uma revisão a cada 30 dias. O aumento afeta diretamente as distribuidoras de combustível, que podem repassar ou não o valor aos consumidores finais. O preço da gasolina nas bombas deve aumentar 3,4% ou R$ 0,12 por litro, em média. Já no diesel, o preço final pode chegar a 5,5%, ou R$ 0,17 por litro.

Regras para Previdência O Ministério da Fazenda anunciou esta semana a Reforma da Previdência, enviada ao Congresso Nacional e que estabelece a idade mínima de 65 anos para aposentadoria e tempo mínimo de contribuição de 25 anos. Essa regra valerá para homens com idade inferior a 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Henrique Meirelles, ministro da pasta, disse que a alteração nas regras não é uma decisão, mas uma necessidade devido ao envelhecimento da população e o consequente crescimento das despesas da União no pagamento das aposentadorias.

Cabral denunciado Sérgio Cabral (PMDB) foi denunciado pela Procuradoria da República por quadrilha corrupção e lavagem de dinheiro. O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, é quem assina a decisão. Além do ex-governador, 13 aliados seus, inclusive sua mulher Adriana Ancelmo – cuja prisão foi decretada -, também foram denunciados. O ex-governador do Rio foi preso em 17 de novembro na Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato que desvendou esquema milionário de propinas atribuído ao peemedebista.

Ruído diplomático O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, criou o primeiro incidente diplomático, antes mesmo de assumir o Governo, ao telefonar para líderes de Taiwan - país considerado uma província rebelde e separatista por Pequim. Pessoas ligadas à Casa Branca estão trabalhando agora para tranquilizar os chineses. Um presidente norte-americano não falava com Taiwan desde 1979. Trump quis demonstrar uma mudança na política do seu país, mas o Ministério das Relações Exteriores de Pequim afirma que os EUA precisam reconhecer a China como um território único.

Previsão sombria Economistas projetam um cenário difícil e pessimista para os próximos dois anos no Brasil. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, antecipou projeções negativas. De acordo com ele, o PIB deve crescer 1% no ano que vem - o que será pouco, apesar do número voltar ao terreno positivo. A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no dia 30 e os números confirmam que o país continua em profunda recessão.

Migração perde força Até o início deste mês de dezembro, a Itália recebeu exatos 173.571 imigrantes pelo Mar Mediterrâneo, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgados esta semana. Essa é a primeira vez desde 2014, quando a crise imigratória ganhou força na Europa, que os italianos recebem mais estrangeiros do que os gregos.No total, 351.080 deslocados chegaram à Europa através do Mediterrâneo - um número bem inferior aos mais de 800 mil imigrantes que chegaram aos países-membros da UE em todo o ano de 2015.