GM, BMW e Daimler investem US$1 bilhão em tecnologia híbrida.

Por Gazeta Admininstrator

Uma aliança de pesquisa envolvendo General Motors, BMW e DaimlerChrysler planeja investir mais de 1 bilhão de dólares no desenvolvimento de uma transmissão para propulsão híbrida e sistemas relacionados que, segundo seus apoiadores, representará um salto ante à tecnologia criada pela Toyota Motor.

As três montadoras têm cerca de 500 engenheiros que há 18 meses trabalham no desenvolvimento conjunto da nova geração de propulsão híbrida, que combina um motor elétrico movido a bateria com um sistema de combustão de gasolina, afirmaram representantes das empresas na sexta-feira(11).

A chamada tecnologia híbrida dual-mode proposta pelo consórcio inclui um computador que otimiza o consumo de combustível e determina quando a que velocidades os dois motores serão usados e como a bateria será recarregada.

O desenvolvimento da transmissão, o núcleo do projeto, deve custar cerca de 300 milhões de dólares para as montadoras, disse Andreas Truckenbrodt, diretor-executivo dos programas híbridos da DaimlerChrysler. O restante dos recursos representa o custo de integração da tecnologia a outros componentes dos veículos, acrescentou.

"O que geralmente é esquecido sobre tecnologia híbrida é que você tem que colocá-la num carro", disse Truckenbrodt a jornalistas.

O motor híbrido será disponibilizado em configurações de tração traseira ou dianteira, afirmaram representantes do desenvolvimento do projeto, baseado no subúrbio de Detroit.

Dependendo dos requerimentos do mercado e da montadora, o sistema pode ser ajustado para fornecer valor melhorado ou performance, afirmaram os representantes.

"Acreditamos que nosso híbrido two-mode é o melhor dos sistemas híbridos", disse Truckenbrodt. "Eu creio que todas as três montadoras podem dizer o quão incrível pode ser a produção se você reunir engenheiros loucos e dedicados."

A DaimlerChrysler planeja usar o novo sistema híbrido em seu utilitário esportivo 2008 Dodge Durango.

A GM usará a tecnologia em versões dos utilitários Tahoe e Yukon que planeja disponibilizar até o final de 2007.

A BMW não se comprometeu com cronograma para adoção da tecnologia, mas informou que produzirá veículos com o sistema híbrido nos próximos três a cinco anos.