Gm vai vender carros a juros zero

Por Gazeta Admininstrator

A empresa de serviços financeiros GMAC, que recebeu, na semana passada, a notícia de que iria dispor de um plano de resgate de $ 6 bilhões do Tesouro americano, anunciou que vai facilitar as condições para a concessão de créditos aos consumidores do país. “As medidas tomadas pelo governo para ajudar a GMAC têm efeito imediato e significativo para a nossa capacidade de conceder crédito aos compradores de automóveis”, explicou o presidente da GMAC, Bill Muir, em um comunicado.

As exigências de solvência dos clientes, medidas em pontos nos Estados Unidos, baixarão para 621 pontos, e não mais 700, em relação a uma nota máxima de 800. Dois meses atrás, a GMAC havia mantido o limite dos 700 pontos, o que reduziu o número de possíveis compradores de automóveis em um mercado que já estava debilitado. A redução dessas exigências “deverá respaldar os esforços para a estabilização do setor automobilístico dos EUA”, destacou Muir.

Paralelamente, a General Motors anunciou que se apoiará na GMAC para oferecer condições excepcionais de financiamento, com taxas de juros zero, em cinco anos, para três modelos de veículos 4x4 e para dois modelos de sedãs Saab, bem como taxas reduzidas para vários outros modelos.
“Estamos felizes por poder oferecer essas taxas reduzidas por intermédio da GMAC a fim de estimular nossos clientes a voltarem”, declarou o gerente de vendas da GM para a América do Norte, Mark LaNeve, citado em um comunicado no qual foram mencionados também os descontos oferecidos paralelamente.

A GM, que teve de pedir ajuda de emergência ao governo para chegar ao final do ano, depara-se com um mercado debilitado, que atravessa o pior momento dos últimos 50 anos. Só em novembro, a queda nas vendas foi de 41%.

Venda
A General Motors detém uma participação de 49% na GMAC. Os outros 51% foram vendidos, em 2006, a um grupo de investidores, capitaneados pelo fundo Cerberus, por cerca de $ 14 bilhões. Coincidentemente, o Cerberus é o controlador da Chrysler, outra grande montadora dos Estados Unidos que passa por uma grave crise financeira.

Na semana passada, a GMAC obteve das autoridades americanas o status de banco comercial, o que lhe permitiu ter acesso aos fundos liberados de acordo com o plano de resgate financeiro.

O Tesouro dos EUA anunciou, na semana passada, uma ajuda de $ 5 bilhões para a recapitalização do banco. Ao mesmo tempo, dará um empréstimo de $ 1 bilhão à General Motors para que a montadora participe do esforço de ajuda ao seu ex-braço financeiro.