Gonzales anuncia novas normas para juízes de imigração.

Por Gazeta Admininstrator

Os juízes das cortes de imigração serão submetidos a avaliações periódicas e serão contratados magistrados adicionais para questões de imigratórias, anunciou na semana passada o Advogado Geral da União, Alberto Gonzales.

Ele deu início a uma revisão das cortes de imigração – que operam como parte do Departamento de Justiça – em janeiro, depois de criticar algumas delas por conduta “não moderada ou abusiva” com aqueles que solicitam asilo no país.

- Esta revisão me permitiu reforçar a certeza que tenho sobre o talento e o profissionalismo que existe nas cortes de imigração e na Junta de Apelações sobre Imigração - disse Gonzales em um comunicado. Para ele, no entanto, ainda há espaço para melhorar.

Os mais de 200 juízes de imigração lidam com centenas de milhares de casos por ano. Alguns dos magistrados criticaram a qualidade do trabalho de seus colegas e o pouco caso com que alguns têm tratado estrangeiros que tentam permanecer no país.

O antecessor de Gonzales, John Aschcroft, fez modificações nas revisões de imigração em 2002, mas suas modificações foram muito criticadas. As melhorias introduzidas por Ashcroft resultaram em que mais casos de asilo e outros foram decididos por um só juiz, ao invés de um painel de três magistrados no Escritório de Apelações de Imigração.

Às reformas seguiu-se um marcado incremento no número de casos que posteriormente foram transferidos para as cortes federais de apelação.

Gonzales não quiz retornar ao formato de três juízes, mas fez outros ajustes nas reformas de Ashcroft, tais como permitir que um caso regresso ao painel de apelações de imigração, caso se justifique a reconsideração do caso.

Além disso, Gonzales informou que o Departamento de Justiça solicitará mais verbas no ano fiscal de 2008 para contratar mais juízes e pessoal administrativo.