Google Maps agora pode ser usado sem conexão

Por Gazeta News

google

Usuários de smartphones Android não precisam mais ficar reféns da conexão à internet para não se perderem. O Google lançou, no dia 10, uma função no aplicativo Google Maps que permite baixar mapas e ser guiado curva a curva por voz sem precisar de internet móvel.

Nesta primeira versão, somente a navegação para carros terá suporte ao uso offline (rotas de transporte público, de bicicleta e a pé só estão disponíveis no app se ele estiver online). Sem conexão, será possível navegar pelo mapa, dar zoom, solicitar rotas e navegação curva a curva para carros. O aplicativo funcionará como o GPS na época em que não tinha internet móvel.

Também é possível pesquisar estabelecimentos, como um bar ou restaurante, e ver as notas dadas por internautas mesmo quando você está desconectado. Entretanto, como não há conexão, informações sobre o trânsito em tempo real não são exibidas. Apesar de a novidade ser o modo offline, a economia de dados não é o foco do Google com essa atualização do Maps. O foco é performance, para que o usuário tenha sempre uma boa experiência.

A versão 9.17 do Maps já começou a chegar a todos os smartphones Android. A edição do app com novidades também chegará aos iPhones, mas o Google não informou quando isso acontecerá.

Como usar

As pessoas que não têm planos de internet móvel com muitos dados para gastar ou que viajam e não têm um plano de celular podem tirar ainda mais proveito da novidade.

A solução é utilizar o aplicativo com o smartphone no modo avião, mas com a geolocalização ativa. Para conseguir navegar sem internet, é preciso fazer previamente o download dos mapas da região para a qual você vai. O limite sugerido de cada mapa é de 400 MB, mas o usuário pode optar por baixar os dados de navegação de uma região maior, com no máximo 50 quilômetros quadrados. Para isso, basta pesquisar o endereço desejado e deslizar o dedo de baixo para cima no app. A partir daí, é preciso delimitar a área do mapa e iniciar o download. Recomenda-se que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi para isso.

Cada mapa tem duração de 30 dias no smartphone do usuário. Após, precisa de renovação.