Google planeja trazer Internet de fibra óptica gratuita a lares americanos

Por Gio Tavares

Untitled1

O Google anunciou recentemente que dará acesso ao seu serviço de internet de alta velocidade para residentes de moradias públicas, em seus mercados atuais e futuros, o que beneficiará muitas famílias de baixa renda.

Segue o anúncio oficial da empresa em seu blog nessa última semana: “Hoje, em todos os nossos mercados de Fibra Google, estamos lançando um programa para conectar residentes de propriedades habitacionais públicas que estará disponível por $0/mês e sem taxa de instalação”.

O plano do Google é parte de uma iniciativa da administração Obama chamada “ConnectHome”, que tem como intenção cobrir 275 mil famílias em 27 cidades. Esse programa foi desenvolvido com o intuito de solucionar o problema, principlamente, de estudantes de baixa renda que têm dificuldade de acesso à internet, evitando que os mesmos tenham que depender de sinal de wi-fi de um estabelecimento público como, por exemplo, locais como McDonalds e Starbucks, para fazerem seus trabalhos escolares. Embora o Google já ofereça um plano gratuito de internet como parte de seu serviço Google Fiber, a partir dessa nova fase ele também estará retirando a taxa de instalação, equivalente ao valor de $300 dólares.

Até o prezado momento, o serviço de internet Google Fiber já está disponível em algumas cidades, como Austin, Texas; Kansas City, Missouri e Provo, Utah. Em breve estará também em Atlanta, Georgia; Charlotte, SC; Nashville, TN; Raleigh-Durham, N.C. e Salt Lake City, Utah.

Lançado pela primeira vez em 2012, o Google Fiber permite que as pessoas que estejam dentro da área em que o Google chama de “Fiberhoods” possam se qualificar para vários pacotes de assinatura para a sua conexão de internet de banda larga que, à propósito, é muito mais rápida do que muitas outras disponíveis dentro dessas áreas. Normalmente, o Google Fiber custa na faixa de $70 por mês para o serviço de internet somente, ou  o consumidor pode optar pela segunda opção, que oferece um pacote de internet de banda larga juntamente com serviço de televisão por aproximadamente $120 dólares mensais.

A empresa, que teve como seu foco principal trazer internet de alta velocidade para o maior número de pessoas e a maior quantidade de locais possíveis, também está fazendo parcerias com organizações locais em cada uma das cidades representadas, para fornecer programas de alfabetização e laboratórios de computação digital, focando principalmente em famílias de baixa renda.

Acesso à internet de banda larga é um grande obstáculo para as famílias menos priviligeadas financeiramente. Após uma pesquisa realizada pela empresa, o Google determinou que o estimado é de que pelo menos um quarto de todas as pessoas que ganham menos de $30 mil dólares por ano não têm acesso à internet em seus lares.

A iniciativa de trazer esses serviços ao público de baixa renda, juntamente com as parcerias feitas para o incentivo da alfabetização é, sem dúvida, um ato louvável da empresa. Mas, mais do que isso, podemos perceber que a cada dia mais, o Google está penetrando nas mais váriadas áreas da tecnologia e, sutilmente, monopolizando aos poucos o mundo tech.