Gorila morto após menino cair em jaula era do Zoo Miami

Por Gazeta News

gorila

Um incidente ocorrido no zoológico de Cincinnati, quando um menino de 4 anos caiu na jaula de um gorila no sábado, fez com que funcionários atirassem e matassem o animal para proteger a vida a criança.

Segundo o diretor do zoológico, Thane Maynard, a criança corria "perigo iminente" e não havia alternativa senão abater o animal. Em sua conta pessoal no Facebook, ele lamentou a morte do gorila.

"Estamos de coração partido pela perda de Harambe, mas a vida da criança estava em perigo e tivemos de tomar uma decisão rápida", disse.

O Miami Herald disse que Harambe, que foi para o zoológico de Cincinnati em 2015, é filho do primeiro gorila nascido no Miami Zoo e, embora nunca tenha pisado em Miami, pertencia ao zoológico no sul da Flórida.

Sem ferimentos

A criança escalou a cerca que separa o público do fosso onde fica o animal e caiu de uma altura aproximada de cinco metros.

A criança, cujo nomes não foi divulgado, foi liberada do Cincinnati Children's Hospital Medical Center no subbed, horas depois da queda. Sua família disse em um comunicado que o menino estava bem e em casa. A família também lamentou pelo ocorrido.

O incidente viralizou nas redes sociais após um vídeo mostrar o momento em que o gorila arrasta o menino pela água dentro da jaula.

Em entrevista à rede de TV americana CNN, Kimberly Ann Perkins O'Connor, que registrou as imagens com o seu celular, disse que ouviu o menino brincar com a mãe sobre entrar na jaula.

No vídeo, Harambe é visto arrastando o menino pela perna. O incidente durou cerca de 10 minutos.

Tranquilizante não era opção viável

A direção do zoológico afirmou ainda que o disparo de tranquilizantes não seria uma opção viável, já que o medicamento demora para fazer efeito.

Abaixo-assinado

Um abaixo-assinado online pede que o zoológico de Cincinnati processe os pais do menino por negligência.

Lançada no dia 29, a petição virtual, que está hospedada no site change.org, já recebeu quase 100 mil das 150 mil assinaturas previstas.

No abaixo-assinado, a americana Sheila Hurt defende que os pais da criança sejam processados por negligência.

"(...) A situação foi causada por negligência parental e o zoológico não é responsável pelos ferimentos da criança e os possíveis traumas associados ao episódio. Queremos que os pais sejam responsabilizados pela falta de supervisão e negligência que resultou na morte de Harambe (gorila)", diz a petição.

"Acreditamos que a negligência possa ser um reflexo da situação que essa criança vive em casa. Pedimos que seja feita uma investigação sobre o ambiente familar do menino e de seus irmãos de forma que novos incidentes de negligência parental resultem em lesões corporais graves ou até morte", acrescenta.

No domingo, manifestantes organizaram um protesto em frente ao zoológico e defenderam um boicote ao local. Segundo eles, a instituição usou "força excessiva". O animal foi abatido a tiros.

Pesando 180 quilos, o gorila Harambe, de 17 anos, foi morto no sábado momentos depois  que o menino caiu em sua jaula.