Governador da FL lança planos de saúde a partir de $51

Por Gazeta Admininstrator

Os 3,8 milhões de moradores da Flórida terão, a partir de janeiro, a opção de adquirir planos de saúde de baixo custo. O anúncio foi feito pelo governador Charlie Crist, Segundo ele, os novos planos começarão a vigorar a partir de 5 de janeiro, com preços médios de $155 mensais, mas haverá planos a partir de $51 mensais.

Seis empresas participam do acordo feito com o governo do estado, e concordaram em oferecer 25 tipos de pacotes de cobertura médica, válidos para todo o estado da Flórida. O tipo e custo de cada um dos planos vai variar de acordo com o condado e com a escolha do cliente, que poderá escolher entre os chamados planos preventivo e catastrófico.

O plano catastrófico será o mais caro. Custará $290 mensais e incluirá antedimento hospitalar. O pacote mais barato custará $51 mensais.

- Hoje, os moradores da Flórida estão a um passo de o tratamento de saúde de qualidade e acessível que merecem. Trata-se de ajudar as pessoas, ajudar as crianças e os idosos, e fazer a diferença na vida dessas pessoas. Trata-se de oferecer liberdade e escolha – diz Crist.

O governador não comentou um dos aspectos dos planos oferecidos em todos os condados, os chamados deductibles (dedutíveis). No plano catastrófico do grupo Blue Cross/Blue Shield, por exemplo, é preciso pagar um dedutível de $3 mil.

Karen Woodall, que dedica-se a fazer lobby para agências de serviço social, avalia que os planos anunciados pelo governador encorajam as pessoas a agirem como se estivessem indo às compras, e não como pacientes. “Eu gosto de saber que as pessoas terão opções, mas escolher um plano de saúde não é como comprar um carro, buscando pelo melhor preço”, diz Woodall.

Segundo ela, os tempos estão tão difícieis que mesmo as pessoas que têm o KidCare (programa subsidiado pelo governo para a filhos de trabalhadores pobres, estão atrasando seus pagamentos, que custam menos de $20 por mês.

Os novos planos anunciados por Crist, batizados de Cover Florida, estarão disponíveis para pessoas com idades entre 19 e 64 anos, que tenham perdido o emprego ou que estejam sem cobertura médica há mais de seis meses. No condado de Miami-Dade, onde quase um quarto dos residentes não tem seguro-médico, serão oferecidos três planos.

Eles cobrirão praticamente os mesmos ítens cobertos pelos demais planos existentes no mercado, mas oferecerão menos benefícios. De maneira geral, os planos já existentes oferecem mais cobertura para medicamentos e internações do que o Cover Florida.

Em contrapartida, os segurados do Cover Florida poderão negociar com o estado para conseguir valores mais em conta de seguro.
Uma lista dos diferentes palnos disponíveis pode ser encontrada na internet: http://coverfloridahealthcare.com.