Governador da Flórida ameaça cortar fundos a portos que trabalharem com Cuba

Por Gazeta News

carvão vegetal de marabu
[caption id="attachment_136109" align="alignleft" width="300"] Foto: La Prensa[/caption]

O Porto Everglades e o Porto de Palm Beach cancelaram nesta quinta-feira, 26, os planos para assinar um acordo de cooperação com as autoridades cubanas após a declaração, esta semana, do governador da Flórida, Rick Scott, sobre cortar fundos a todos os portos do Estado que fazem negócios com o "ditador cruel, Raul Castro".

As exportações de carvão produzido por cooperativas privadas compostas por trabalhadores deste setor são legais segundo as alterações das leis do comércio com a ilha implementadas pela administração Obama.

A polêmica se dá no momento em que depois de 50 anos os EUA recebem produtos vindos de Cuba. Aliás, a chegada da carga no porto do Sul da Flórida ocorreu enquanto os preparativos para a visita de uma delegação empresarial cubana neste final desta semana estão sendo finalizados.

A delegação pretende visitar o Porto de Palm Beach, na cidade de Riviera Beach, bem como o porto de Tampa Bay, na Costa do Golfo do México da Flórida. Ele será vendido sob a marca Carvão Fogo por vários varejistas nos Estados Unidos. Agora, os consumidores norte-americanos podem comprar este produto como fazem há anos os europeus e outros.

O marabú se espalhou em grandes áreas agrícolas cubanas deslocando outras plantas, mas sua madeira é um carvão que está ganhando aceitação para uso em fornos para fazer pão e pizza na Europa e no Oriente Médio.

Presidente dos EUA, Donald Trump ameaçou durante sua campanha eleitoral acabar com os acordos estabelecidos com Cuba pelo governo Obama desde 2014, se a ilha não estiver disposta a dar "um negócio melhor para o povo de Cuba, para o povo cubano-americano e aos Estados Unidos como um todo ".

Até agora, apenas as exportações humanitárias eram autorizadas a Cuba ou aquelas que recebiam autorização comercial específicas dos Estados Unidos ao país caribenho, a maioria através dos portos da Flórida.

  • Com informações de El Nuevo Herald