Governador da Flórida luta contra a exigência de vistos o Brasil

Por Gazeta News

governador

Empolgado com a crescente presença brasileira na Flórida, o governador Rick Scott, 58 anos, republicano, quer escancarar as portas do Estado. Já conversou com a bancada de senadores e deputados da Flórida para simplificar a burocracia para a concessão de vistos a brasileiros que querem viajar para os Estados Unidos e, se puder, irá ainda mais longe.“Acho que não deveria haver exigência de visto para brasileiros”. Scott não pensa apenas no turismo. Ele não esconde que quer estreitar laços comerciais com o Brasil e o interesse do Estado na vinda de empresas brasileiras para a Flórida. “O Brasil é o nosso maior parceiro comercial. Temos outros parceiros importantes, como o Canadá e o Panamá, cujo canal é essencial para nosso transporte marítimo, mas o Brasil é o principal”. Em outubro de 2011, o governador fez sua primeira visita ao Brasil, acompanhado por uma comitiva de 180 pessoas.

Confira entrevista concedida por Rick Scott ao repórter André Petry, da revista “Veja”.

O senhor tentou convencer empresas americanas a se transferir para a Flórida, sem muito sucesso. Por que os brasileiros deveriam se interessar mais por seu Estado?

Scott - Somos 19 milhões de habitantes e um dos Estados que mais crescem nos EUA. Os brasileiros adoram a Flórida, creio que são o maior contingente de turistas estrangeiros depois dos canadenses. Temos as melhores praias e o melhor clima do país, talvez do mundo. Além disso, nosso ambiente é favorável aos negócios. Não somos burocráticos, possuímos uma das menores cargas tributárias dos EUA e não cobramos imposto de renda sobre pessoa física. Depois do Texas, a Flórida é o estado que mais cria empregos no país.

Mas o desemprego passa de 10%, mais que a média nacional. Scott - Sim, mas está caindo mais rápido do que em qualquer outro Estado. A taxa era de 12%, caímos para 10,7%.

O senhor vai oferecer isenções fiscais para empresas do Brasil? Scott - Além de não tributarmos a pessoa física, os impostos sobre pessoa jurídica já são baixos. Por isso, não há muito a oferecer nesse terreno, mas temos programas que facilitam a vida das empresas, com isenções para quem cria empregos de alta remuneração e fundo para empresas que querem se expandir ou se instalar no Estado.

Os brasileiros reclamam da burocracia para obter um visto de entrada nos EUA. Isso pode mudar? Scott - Minha equipe e eu estamos muito focados nesse assunto, que é da órbita federal. Mas já falamos com o governo federal, com a bancada de senadores e deputados da Flórida para tentar mudar isso. Acho que não deveria haver exigência de visto para os brasileiros. Não acredito que teríamos problema com imigrantes ilegais.